Teoria e prática na Administração

icone calendario20.03.2014 - 12:06

Alguns alunos questionam que os cursos de Administração são muito teóricos e que eles desejam mais prática, de forma a se prepararem para a experiência de trabalho futura. Alguns profissionais explicam que na Universidade se ensina a teoria e algumas simulações da prática em laboratórios, exercícios ou exemplos. Tais simulações servem para proporcionar aos alunos ilustrações de como os conceitos, as teorias e os modelos podem ser aplicados e de como isto pode ajudá-los a agir em determinadas situações, a partir de análises sobre o que deu certo e o que não deu certo em diversas situações. Entretanto, essas simulações não estabelecem certezas, pois o risco é inerente ao processo decisório administrativo.

A partir dessa perspectiva, a AIEC trabalha com a ideia de aumentar as probabilidades de acerto nas decisões administrativas, oferecendo ferramentas modernas e desenvolvendo o espírito analítico dos alunos. Assim, teorias e modelos permitem que o estudante, ao tornar-se profissional, possa enfrentar situações que não apareceram antes, analisá-las e refletir sobre as melhores estratégias e soluções.  Por outro lado, sabe-se que a prática está ligada a tempo e às oportunidades de praticar e, muitas vezes, mesmo no âmbito profissional, aquele que aprendeu na prática só sabe fazer do jeito que aprendeu, ou seja, quando uma situação inusitada se apresenta ele irá procurar resolvê-la dentro dos limites do que sabe por desconhecer outras alternativas de solução.

Para a formação do administrador, na AIEC a prática em Administração inclui a análise de casos, exercícios, exemplos e projeto de Plano de Negócios em empresas. Durante o curso, procura-se trabalhar com as simulações e ampliar o leque de alternativas de solução e novos caminhos que são aprendidos no curso, além da preocupação com pesquisas e atualizações para adaptar ou propor conceitos, modelos e teorias que se adequem aos problemas das empresas. Busca, também, transmitir isto para os alunos por meio de tentativas de aplicação prática com exemplos, estudos de casos etc., mas lembrando-lhes, todo o tempo, que a teoria e a boa percepção dos riscos e variáveis é que podem permitir a solução de problemas novos na prática.

Os alunos da AIEC tornam-se, pois, administradores ou futuros empresários com uma formação que lhes permite tomar decisões com base em teorias e modelos empíricos (os quais em geral são situações reais) e com o espírito analítico desenvolvido para enfrentar as mudanças constantes do mercado.

Para tornar-se aluno do curso de Bacharelado em Administração da AIEC é necessário ter concluído o ensino médio ou já ser graduado em outro curso superior. Entre as formas de ingresso ao curso, têm-se: vestibular, transferência, outra graduação e ENEM.

A próxima turma terá início em 26 de julho. Faça sua inscrição para o vestibular clicando aqui.

Para mais informações sobre o curso acesse nosso site