Toy Story: lições sobre trabalho em equipe

icone calendario14.05.2015 - 10:51

Toy Story é uma trilogia que teve seu primeiro filme lançado em 1995 e é considerado o primeiro da história totalmente feito por computação gráfica. Mas você deve estar se perguntando se esses filmes, que foram feitos para crianças, têm mesmo algo a ensinar para adultos. Tire sua dúvida lendo as lições a seguir.

 

Problemas na liderança afetam todo o grupo

Do primeiro filme da trilogia, entre outras questões, podemos selecionar o conflito da liderança. Woody é um brinquedo e é o favorito de seu dono, Andy. Mas, além disso, ele é o líder natural de todos os outros brinquedos, que ouvem seus conselhos, esperam suas orientações e veem nele uma segurança. Como nem tudo são flores, no aniversário de Andy chega um novo brinquedo, o Buzz Lightyear, que deixa Woody enciumado e inseguro quanto à preferência do dono. Com isso, ele acaba perdendo a confiança do grupo.

toystory-woody-equipe

Lições:

1 – O líder é responsável por orientar a equipe e sem ele todos perdem o foco

2 – O líder deve estar seguro de sua posição para transmitir segurança aos seus liderados

3 – O líder deve estar aberto a mudança e ter a capacidade de se adaptar a elas

 

A união da equipe permite resolução de problemas em conjunto

No segundo filme Woody é levado por engano por um colecionador. Vendo a situação, todos saem da casa determinados a encontrá-lo. Eles traçam estratégias e enfrentam os percalços do caminho para ir até o local onde Woody está e o levam de volta para casa.

 trabalho-equipe-toy-buzz

Lições:

1 – Um grupo unido e com o mesmo foco tem mais chances de enfrentar com sucesso situações adversas

2 – Estratégia e planejamento é fundamental para atingir objetivos, principalmente em crises

3 – Diante de situações inesperadas, o grupo deve se unir ainda mais e usar as habilidades de cada um para encontrar soluções

 

É preciso estar aberto e adaptar-se a novas situações e novas pessoas

O terceiro e último filme da trilogia aborda tantas questões como relacionamentos, convívio, escolhas (e até traumas), que vamos focar somente em uma questão: a adaptação. O dono dos brinquedos, Andy, cresceu e vai para a faculdade. Diante disso, ele precisa esvaziar seu quarto e selecionar o que irá com ele para essa nova fase. Todos os brinquedos, exceto Woody, são separados para o porão. Por engano, são colocados no lixo. Por acharem que foram descartados, resolvem ir como doação para uma creche. Chegando ao novo local, descobrem que há um líder ditador que define as regras do local e que os faz sofrer nas mãos de crianças pequenas demais para lidar com brinquedos. Mais uma vez, Woody lidera os amigos e traça uma estratégia de fuga do local. Quando conseguem  voltar para casa, Woody percebe que não deve se separar dos amigos e junta-se a eles novamente. Andy resolve doá-los para uma criança que adora brincar e que cuidará deles com tanto amor quanto ele.

toy-story-trabalhoequipe

Lições:

1 – Adaptar-se a novas situações é necessário: sejam elas boas ou ruins

2 – Quando a nova situação é ruim, a equipe deve procurar uma solução para contorná-la, procurando o bem-estar de todos

3 – Quando a nova situação é boa, o líder deve auxiliar a equipe para que ela se adapte da melhor forma

4 – O bom líder tem a missão de identificar a insatisfação da equipe, motivar e guiar os membros no novo caminho

5 – O bom líder deve estar aberto para adaptar-se a uma nova situação, se ela for a melhor para todos

toystory-trabalho-equipe

Para quem costuma assistir filme com os filhos já sabe que muitos deles trazem lições muito importantes. Para quem não tem essa prática, considere assistir alguns. O Blog da AIEC fez uma lista de filmes infantis inspiradores para adultos em outro artigo (clique aqui para ver). Sobre trabalho em equipe, veja alguns conselhos clicando aqui.

 

A interatividade e o trabalho em equipe são fundamentais também nos estudos

logo-aiec-facebookEm todos os cursos da Faculdade AIEC são utilizados chat, fórum e e-mail como instrumentos para sanar as dúvidas com rapidez e eficiência, os professores costumam, por exemplo, promover debates em tempo real. Trabalhar em equipe é um dos principais alicerces da metodologia da AIEC, visto que é essencial no mercado de trabalho. Todos os trabalhos desenvolvidos envolvem aplicação ou aprofundamento dos temas estudados. Conheça mais detalhes da Metodologia AIEC.

Com corpo docente de excelência e uma metodologia exclusiva de ensino a distância, a AIEC possibilita o acesso à formação profissional sem que o aluno tenha de se afastar do trabalho ou da família. Conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

 

Você encontrou mais lições sobre trabalho em equipe no filme Toy Story? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br