Truques para ajudar a melhorar a memória

icone calendario16.02.2016 - 09:00

Uma pesquisa feita em 2015 mostrou que, todos os dias, 39% dos americanos esquecem pelo menos um item da memória da semana passada. Em uma época em que, cada vez mais, lutamos contra a sobrecarga de informação e transmitimos para telefones e notebooks coisas que deveríamos confiar aos nossos cérebros, ter uma grande memória é uma vantagem impressionante.

Lolly Daskal, CEO de uma empresa especializada em potencializar a capacidade de seus clientes para alcançar resultados, afirmou em artigo do site americano Inc., que todas as habilidades, assim como a memorização mais eficaz, para serem adquiridas, devem ser desenvolvidas. Para isso, Lolly listou 10 truques para ajudar o cérebro a melhorar a memória.

 

1. Prestar atenção – a melhor maneira de ajudar o cérebro a memorizar é muito simples: prestar atenção. Quanto mais você voltar a atenção para apenas uma coisa, mais você vai reter a memória sobre ela.

 

2. Gerar uma imagem – uma grande parte da memória é visual. Então, Lolly aconselha tentar criar uma imagem ou símbolo sobre o que você precisar lembrar.

 

3. Repetir – repita mais de uma vez o que você precisa memorizar. Isso funciona muito bem para lembrar de locais, pessoas e objetos inanimados.

 

4. Descobrir o porquê – quando o objetivo é aprender algo, tente entender o “porquê” da informação. Nesse caso o que acontece é que o cérebro grava a memória conectando-a com um propósito.

 

5. Listar – liste o que você precisa lembrar. Alguns estudos mostram que escrever (à mão) os itens um abaixo do outro ajuda ainda mais. O cérebro guarda com mais facilidade o que foi organizado ou categorizado.

 

6. Associar – formar associações é um velho truque para ajudar a memória. É o que acontece quando tentamos gravar o nome de um novo conhecido, associando-o a um familiar/amigo que tem o mesmo nome.

 

7. Limitar – A memória de curto prazo guarda um número limitado de itens, por isso é mais fácil para o cérebro lembrar-se de números divididos em conjuntos do quê em um só grupo, por exemplo os telefones, CEPs, CPFs, etc.

 

8. Usar palavras-chave – quando você precisa se lembrar de um conceito ou uma ideia sobre algo, por exemplo ao estudar para uma prova, identifique “tags” (etiquetas) que são palavras-chave sobre o todo.

melhorando-memoria

9. Ensinar – a melhor maneira de se lembrar de algo é explicar para outra pessoa, explica Lolly. Então, uma boa estratégia para memorizar o tema de uma aula, por exemplo, é explicá-lo para um colega.

 

10. Usar mnemônicos – Padrões de letras, ideias ou associações podem ajudar muito a memória. No Brasil, por exemplo, é comum a frase que lembra a ordem dos planetas no sistema solar: “Minha Velha Traga Meu Jantar, Sopa, Uvas, Nozes [e Pão]” que lembra Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno [e Plutão].

 

E-Book Grátis Processo Decisório

Faça o download de um e-Book no qual você conhecerá as bases psicológicas do processo decisório. Você verá que as informações que recebemos do ambiente passam por filtros antes de serem processadas e ficarem na memória.

 

  • Saiba como tomamos as decisões com base em mapas mentais
  • Compreenda o funcionamento dos filtros cerebrais
  • Conheça o processo de aprendizagem e melhore seu desempenho
  • Aumente sua capacidade profissional com simples passos

 

Clique aqui e faça o download grátis.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, você tem mais algum truque que costuma usar para melhorar a memória? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Inc. [com adaptações].