Um bom plano de negócios

icone calendario16.07.2015 - 16:02

A definição mais simples que podemos encontrar sobre plano de negócios é a informada pelo site colaborativo mais conhecido do mundo, a Wikipedia:

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado ‘plano empresarial’, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.”

– Leia o artigo Entendendo um Plano de Negócio –

Quem atua na área empresarial sabe bem o que é um plano de negócios e a importância dele, principalmente quando se pretende empreender. Guy Kawasaki ex-assessor da unidade de negócios da Motorola no Google e “evangelista-chefe” da Apple, autor do livro “A arte do começo”, em artigo intitulado “A arte do plano de negócios” publicado no site Administradores, destacou pontos essenciais sobre a elaboração de um modelo de negócio.

Entre os destaques, ele dá dicas como estas:

 

1. Faça perguntas como “Quem são as pessoas que têm seu dinheiro nos bolsos?” e “Como você vai fazer para que esse dinheiro entre no seu bolso?”

Ele explica que “a primeira pergunta envolve identificar seu cliente e a necessidade que ele sente. A segunda questão cria um mecanismo de vendas para garantir que seus rendimentos irão exceder os seus custos”.

 

2. O modelo de negócio deve ser ajustado constantemente no decorrer do caminho

 

3. Seja específico ao definir seu nicho de negócio

 

4. Faça com que o plano seja simples

Sobre isso, ele explica que é necessário conseguir descrever o plano em dez palavras ou menos. Kawasaki dá como exemplo o modelo de negócio do eBay: “cobrar uma taxa de anúncio mais uma comissão”.

 

5. Copie os outros

Isso mesmo, pesquise o modelo de outros. Guy explica que o comércio existe há muito tempo e praticamente todos os tipos de modelos de negócios já foram inventados por alguém. Contudo, tente inovar associando marketing, tecnologia ou distribuição, mas aposte em algo que já seja bem-sucedido.

 

6. Inove

As pessoas estão cansadas de “mais do mesmo”.

 

Construindo um Plano de Negócios

Na Faculdade AIEC, o trabalho de conclusão de curso é a oportunidade de unir a teoria e a prática. Para isso, a AIEC utiliza uma metodologia diferenciada que permite que os alunos do curso de Administração integrem o conhecimento adquirido ao longo do curso com experiência administrativa empresarial. Isso é possível através do desenvolvimento de um Plano de Negócios para uma empresa real. Saiba mais – Leia o artigo Trabalho de Conclusão de Curso – um diferencial da Faculdade AIEC

 

Saiba como é a metodologia do TCC da AIEC

 


logo-aiec-facebookProfissionais bem preparados são valorizados no mercado de trabalho.

Conheça os cursos da Faculdade AIEC clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

E então, está pronto para construir seu plano de negócios? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Administradores | Guy Kawasaki