Você tem perfil para trabalhar como freelancer?

icone calendario11.12.2015 - 16:41

A autonomia, a flexibilidade de horários e a possibilidade de ganhar mais dinheiro costumam atrair muitos profissionais a trabalharem como freelancers. Mas essa pode ser uma decisão muito equivocada para aqueles que não possuem certas características que tornam esse tipo de trabalho viável. É preciso ter disciplina e organização para seguir uma rotina de trabalho diferente da que acontece dentro de um escritório, por exemplo.

Veja a seguir algumas das características necessárias para o trabalho como freelancer e veja se você se encaixa na maior parte delas.

 

1. A rotina convencional não te agrada?

Para muita gente, o trabalho rotineiro e constante do dia a dia dentro de uma empresa é frustrante. Geralmente, os profissionais que trabalham como autônomos são atraídos pela possibilidade de uma rotina mais aberta e variável. Avalie se esse tipo de mudança na rotina o faria mais feliz.

 

2. Você é uma pessoa que cultiva contatos profissionais?

Dentro do seu ramo, você conhece muitas pessoas? Para trabalhar como freelancer, conhecer um bom número de profissionais da área é importante. Ao se inserir no mercado, lembre-se que podem existir poucos ou muitos concorrentes, ou mesmo freelancers com mais experiência que você nesse tipo de trabalho. Desse modo, ter contatos profissionais pode fazer a diferença, principalmente no início.

 network

3. Você é persistente? Tem pessoas próximas a você te apoiando?

Iniciar essa empreitada não é fácil e ter com quem contar é muito importante. Avalie se as pessoas que estão à sua volta poderão incentivá-lo a continuar sempre em frente. Será necessário ser persistente para seguir como autônomo, pois sempre haverá altos e baixos.

 

4. Você consegue poupar dinheiro para investir nessa carreira?

No início, é provável que você tenha mais gastos do que lucro. Pense que será necessário preparar-se financeiramente para enfrentar esse período. O ideal é manter uma reserva financeira constante, por isso é tão importante saber poupar.

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

 

 

E então, você acha que tem perfil para trabalhar como freelancer? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fontes: Universia