Você tem qualidades de um profissional extraordinário?

icone calendario30.03.2016 - 11:47

Confiante, organizado, seguro, proativo, líder… Todos os chefes dizem buscar características como essas em seus funcionários. Todas elas são ótimas para a produtividade da empresa, contudo, Jeff Haden, colunista do site americano Inc., acredita que o que os chefes realmente querem são qualidades a mais. Colaboradores de hoje precisam ir além e estar acima do que se espera. As qualidades devem influenciar diretamente no desempenho dos negócios e ter um impacto positivo sobre a equipe. Assim, para Haden, as qualidades de um profissional extraordinário são como as que estão a seguir.

 

1. Não se prende somente à sua função

Haden explica que quanto menor a empresa, mais é importante que o funcionário se adapte com rapidez às necessidades, mesmo que as atividades não sejam diretamente as de sua função oficial. Quando o profissional extraordinário vê uma oportunidade de melhorar a produção da empresa, ele não hesita em procurar uma solução e se dispõe a ajudar.

 

2. É um pouco incomum

Os melhores funcionários, às vezes, são um pouco diferentes: irreverentes, peculiares e contentes em não serem comuns. São pessoas que “pensam fora da caixa” e não estão preocupadas em serem iguais aos outros. Pessoas que têm medo de serem diferentes acabam sendo mais limitadas e não se desafiam a ter melhores ideias.

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3. Sabe se ajustar

O profissional extraordinário pode ter uma personalidade incomum e ser até divertido, mas ele sabe a hora de ser sério e a hora de se integrar na equipe, deixando de se preocupar em expressar somente a sua individualidade. “É um equilíbrio difícil”, afirma o consultor.

 

4. Sabe elogiar

O funcionário que se encaixa no perfil “extraordinário” sabe elogiar seus colegas em público e possui uma inteligência emocional excepcional. É necessário entender que as palavras têm muito impacto nas pessoas e em uma equipe esse impacto é ainda maior.

 

5. Sabe criticar

Para Jeff, a crítica deve ser privada e o bom funcionário deve saber disso. Todos sabem que críticas são necessárias para que o progresso continue, mas muitas críticas não devem ser feitas no meio do grupo. O profissional sábio entende que as críticas em público podem causar uma tempestade em toda a equipe.

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6. Sabe quando falar (e quando não)

Em reuniões, por exemplo, muitas questões são levantadas e há pessoas que não conseguem dar sua opinião ou, até, não sabem guardá-las para si quando necessário. O profissional extraordinário sabe fazer essa avaliação e não tem medo de se pronunciar e levantar questões difíceis da melhor forma quando é necessário que elas sejam abordadas.

 

7. Sabe quando desistir (mesmo que seja raro)

“Às vezes faz sentido desistir de ideias, projetos e até mesmo da empresa, mas nunca faz sentido desistir de si mesmo – e profissionais extraordinários sabem disso”, explica Haden. O sucesso vem com a perseverança, mas é necessário que haja uma avaliação constante para que os esforços não sejam em vão.

 

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E então, quais você considera que são as qualidades de um profissional extraordinário? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Inc. [com adaptações].