5 dicas para quem quer passar em um concurso público

icone calendario24.02.2017 - 15:29

Para quem está em busca de estabilidade, os concursos públicos sempre foram muito atraentes. Com a crise que o Brasil está passando, essa carreira tem sido o foco de muita gente. Você está de olho nessas oportunidades? Se a resposta é sim, veja aqui as dicas do site especializado em finanças Infomoney que podem te ajudar a conquistar esse objetivo.

 

1. Escolha uma carreira para seguir

Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada, afirma que para obter um bom desempenho na prova e conseguir a vaga é necessário planejamento.

O especialista explica que quando se define um tipo de carreira é mais fácil conquistar o objetivo. Nem sempre surgem concursos para cargos iguais, mas se você definir uma carreira poderá se dedicar a ela e ter mais chance de se preparar melhor e passar. Por exemplo, você pode decidir seguir a carreira jurídica e focar nas disciplinas desse tema e tentar concursos de tribunais ou defensoria pública.

 

2. Monte seu guia de estudo

“Não existe segredo para o guia de estudo: é só focar nas disciplinas que o edital do concurso pede”.

Um guia é essencial pois orienta seus estudos e ajuda a manter o foco e não se perder durante o processo. E se o edital do concurso público ainda não saiu, você pode se orientar pelo edital do último concurso para não perder tempo. Como a banca se orienta com base no edital, é nele que você deve se basear e aprofundar.

concurso-apostila

3. Escolha uma fonte de estudo

Fontes de estudo podem ser apostilas, livros, vídeo aulas ou até um cursinho. É importante definir quais você irá usar e verificar se elas atendem as necessidades do seu guia de estudo. Lembre-se de escolher a fonte que melhor se encaixe na sua rotina para otimizar seu tempo.

 

4. Monte um cronograma

Com base nos passos anteriores, adapte a sua rotina de estudos ao seu dia a dia. Lembre-se de incluir as revisões, questionários para fixação da aprendizagem e também seu descanso. O especialista aconselha fazer revisões semanais, pois é o tempo necessário para fortalecer o conhecimento adquirido.

 

5. Persista e crie metas

“Se você não transformar sua vontade de passar no concurso em número, estará sempre andando em círculos”.

Muitas pessoas decidem estudar até passar, mas esquecem que é necessário definir metas a serem alcançadas, pois senão o processo se torna muito aleatório. A dica é definir metas honestas e alcançáveis, sempre lembrando de praticar com questionários, fazer revisões e cuidar da saúde e do descanso. Semanalmente verifique se você concluiu o que foi planejado para que o plano se cumpra até o fim.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está se preparando para passar em um concurso públlico? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Infomoney [com adaptações].

Pular para a barra de ferramentas