Concursos Públicos 2015: muitas vagas e muita concorrência

icone calendario08.01.2015 - 10:24

O ano está começando e você pode estar se perguntando: será que 2015 será um bom ano para concursos públicos? Segundo matéria publicada no site Exame, que entrevistou alguns especialistas da área, o ano terá bons concursos, porém alguns de grande complexidade e bastante concorridos.

Woman reading book at table in library

A matéria informa que “o governo prevê na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 mais de 28,9 mil novas oportunidades, sem contar reposição de cargos por demissão ou aposentadoria”.

Vejamos a seguir as áreas com maior destaque:

fiscalÁrea Fiscal

Estão previstos concursos para órgãos como Ministério do Trabalho (com salário de 14.653 reais), BNDES (com salários de 4.148,82 a 10.405,04 reais) e Receita Federal (com salários de até 14.965,44 reais). Paulo Estrella, diretor acadêmico da Academia do Concurso, afirma que para esses órgãos as provas costumam ser difíceis e bastante concorridas. Nesse caso, para quem se interessa pela área, é bom reforçar os estudos porque essa pode ser sua a chance.

 

JuridicoÁrea Jurídica

Cargos técnicos, de oficiais de Justiça, cargos de magistrados e, sobretudo, para carreiras nas defensorias estaduais estão em destaque. Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concurso, afirmou para Exame que “se tivesse que dar uma dica na área jurídica, aconselharia que estudasse para a carreira de defensor público, que deve abrir muitas oportunidades nos diversos estados da Federação”.

 

Áreas diversas

Estadual

Segundo a professora Pollyana Dieine, há muita especulação para alguns cargos na Polícia Civil e a expectativa é que o concurso da Polícia Rodoviária Federal tenha 1.500 vagas para policial. Além disso, a seleção do INSS para técnicos e analistas deve ser uma das campeãs de interesse neste ano, segundo os especialistas.

 PRF

 

Municipal

O especialista Bentes, afirma que “os prefeitos estarão empenhados em realizar concursos para autopromoção e para formação de uma base eleitoral que supostamente os apoiará”, visto que as eleições locais estão se aproximando.

 

Ainda segundo os especialistas, há previsões também para os órgãos SEFAZ-RJ, MPU, TCU, IBGE, Abin, CNPQ, ANTT, Fiocruz, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Comunicações, INFRAERO, SUSEP, DEPEN, ANA, ANAC, Funai e DNIT.

O que achou dos concursos públicos 2015? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame