Conheça os 7 tipos de inteligência

icone calendario16.04.2015 - 15:39

Ter uma pontuação baixa em um teste de QI não significa que a pessoa não é inteligente. Esses testes foram feitos para medir a capacidade intelectual, mas especialistas afirmam que existem diversos tipos de inteligência e cada pessoa pode apresentar mais habilidade em uma do que em outra. Sendo assim, veja a seguir os 7 tipos de inteligência que existem e descubra com qual você mais se identifica.

 

Carlos Drummond de Andrade11. Inteligência Linguística

Essa é a mais comum entre as sete. Pessoas com esse perfil costumam se expressar bem tanto verbalmente como por escrito. Outra característica importante é que elas têm facilidade de compreender diferentes pontos de vista, são expressivas e atenciosas. Ela está ligada ao lado esquerdo do cérebro. Podem tornar-se, por exemplo, poetas e escritores.

 

Albert_Einstein_Head2. Inteligência Lógica

Além da ótima memória, pessoas com inteligência lógica tem facilidade em lidar com números, cálculos e lógica. São disciplinadas e organizadas. Para resolver um problema, conseguem dividi-lo em problemas menores e solucionar um de cada vez até a solução completa. Está ligada ao lado direito do cérebro. Podem tornar-se, por exemplo, físicos e matemáticos.

 

michael-jordan-50th-birthday3. Inteligência Motora

Está diretamente ligada à coordenação e mobilidade do corpo. Pessoas com esse tipo de inteligência têm capacidade incomum de controlar seus movimentos voluntários e tem noção de espaço, distância e profundidade excepcionais. Está ligada a parte do cérebro que possibilita a capacidade de coordenação e motora. Podem tornar-se, por exemplo, atletas de alta performance.

 

oscar-niemeyer-08-size-5984. Inteligência Espacial

São pessoas com grandes habilidades para imaginar e criar. Desenham muito bem e geralmente possuem talento para arte gráfica. A habilidade de criação é o que as diferencia dos demais tipos. Podem tornar-se, por exemplo, arquitetos e designers.

 

 

 

Brown-xaxirola-Arena

5. Inteligência Musical

Esse também é um tipo de inteligência ligado à criatividade, neste caso, ligada aos sons e às notas musicais. Pessoas com essa característica possuem uma habilidade extraordinária de identificar os sons, sendo capazes, por exemplo, de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhos, compor melodias e harmonizações inéditas. Além disso, esses indivíduos têm a habilidade de interpretar e transmitir sentimentos através das notas musicais. Podem tornar-se, por exemplo, músicos e compositores.

 

President_Barack_Obama6. Inteligência Interpessoal

Geralmente líderes natos, esses conseguem com que outras façam o que é de seu interesse. São boas em organizar equipes e identificar nas outras pessoas as características importantes para o grupo. Costumam atrair responsabilidades e geralmente são muito ativos. Podem tornar-se, por exemplo, professores e políticos.

 

Nelson Mandela7. Inteligência Intrapessoal

Entre todos os tipos de inteligência, esse é considerado o mais raro. De forma parecida com a anterior, a inteligência intrapessoal está ligada à liderança, contudo pessoas com esse perfil não são tão ativas. Eles são reservados e influenciam outras pessoas de forma indireta, através de ideias e não tanto de ações. Podem, por exemplo, tornar-se também professores e políticos, mas com outra abordagem.

 

No mercado de trabalho há espaço para todos os tipos de inteligência, mas é necessário comprometimento, profissionalismo, competência e um bom preparo. Se você está em busca dessa formação, conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

E então, qual o seu tipo de inteligência? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Catraca Livre | Revista Planeta