Dicas de especialistas sobre carreiras em alta na área de TI

icone calendario30.03.2017 - 17:54

Há algumas carreiras que estão com ótimas perspectivas para quem é da área de tecnologia da informação. Dois especialistas falaram para a revista Exame quais alternativas eles consideram as mais promissoras para esses profissionais. Quem dá as dicas é Antonio Loureiro, que é sócio-diretor da Conquest One, e Leonard Wadewitz, o diretor para América Latina e Caribe da CompTIA, associação que promove os interesses globais de profissionais e empresas do setor de tecnologia da informação.

Veja a seguir quais são os conselhos para cada caminho possível e promissor da área de TI.

Para Mobile e Java

  1. Seja fluente em inglês ou em outras línguas. O mercado global está de portas abertas.
  2. Na Conquest One, por exemplo, uma em cada três vagas traz a exigência de domínio inglês.
  3. Há uma carência de profissionais qualificados para trabalhar com mobile no Brasil. Qualifique-se e aproveite a oportunidade.
  4. Vagas para especialistas em Java são para profissionais com muitas certificações, consequentemente são raros. Se você escolher essa área, será bem disputado no mercado.
  5. Se você se interessa por desenvolvimento e infraestrutura, vale invistir em habilidades para mobile e também no domínio da linguagem Java.

tecnologia

Para segurança em TI

  1. Analistas de segurança qualificados para lidar com ameaças mais sofisticadas e persistentes, chamadas de “Advanced Persistent Threat – APT” são muito disputados no mundo e, também, no Brasil.
  2. Esta é uma área que requer profissionais com habilidades proativas e não reativas – esse é o grande diferencial, pois a prevenção é muito melhor do que a solução para um problema que já deixou muitos estragos.
  3. Outros cargos em alta são analista de centro de operação de segurança, analista de vulnerabilidade, especialista em segurança cibernética, analista de inteligência contra ameaças e engenheiro de segurança e engenheiro de segurança de sistemas de informação.
  4. Um fator importante ressaltado pelos especialistas é a necessidade de certificações. Na área de TI elas são tão essenciais quanto o ensino superior.

Para todas as carreiras em TI, os especialistas listaram diversas habilidades que são extremamente necessárias para os profissionais:

  1. Habilidade de comunicação: há muito tempo esta é uma reclamação dos empregadores
  2. Gerenciamento de projetos
  3. Habilidade para prestar atendimento ao cliente com qualidade: entender o que o cliente precisa e ajudar o cliente a entender o projeto de TI
  4. Entendimento do ambiente de negócio da empresa
  5. Conhecimentos mínimos de finanças e contabilidade, para, por exemplo, saber medir o ROI (retorno sobre investimento) corretamente
  6. Habilidades de liderança

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está preparado para assumir cargos promissores na área de TI? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame.com