Dicas sobre o uso de celular no ambiente de trabalho

icone calendario01.04.2015 - 20:26

Os smartphones estão em alta. Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um e muita gente está ficando “viciada” em aplicativos de redes sociais como Facebook, Whats App, Twitter, etc. Nós sabemos que em muitas situações o smartphone oferece funcionalidades que colaboram com as nossas atividades, inclusive de trabalho. É o caso de aplicativos como agenda, e-mail, calculadora, mapas e até os apps de conversa que permitem comunicação com clientes, fornecedores e funcionários. Contudo, no ambiente de trabalho é necessário moderação, tanto para não comprometer a produtividade, como para não incomodar os colegas.

 

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Algumas empresas, às vezes somente em determinadas funções, proíbem a utilização de celulares de qualquer espécie durante o expediente. Geralmente porque o uso do aparelho pode comprometer significativamente a produtividade ou, até, a segurança do próprio funcionário e colegas. Foi o que ocorreu, por exemplo, em um caso julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho onde o empregado sofreu um acidente durante o expediente e não pôde ser indenizado pelo empregador, pois o acidente aconteceu devido ao uso do celular durante o manuseio das máquinas, o que era proibido pela empresa, visando a segurança dos trabalhadores. Veja mais sobre esse caso no site JusBrasil.

 

Se sua empresa permite o uso de celular no ambiente de trabalho, confira as dicas de Dayane Castelo especialista em Gestão de Pessoas e outras do Blog da AIEC para evitar problemas.

 

1 – Mantenha o aparelho no silencioso – O som do seu aparelho pode incomodar e desconcentrar as pessoas em volta. Se for sair da sala, leve-o com você ou desligue-o. O barulho constante da vibração do celular em cima da mesa também pode incomodar.

 

celular-no-trabalho2 – Não utilize o celular em reuniões – Caso você esteja esperando uma ligação extremamente importante e inadiável, procure informar os colegas presentes na reunião que você poderá precisar se ausentar por uns instantes, pois o motivo é realmente importante. Caso contrário, programe-se para resolver problemas após o horário da reunião.

 

3 – Evite fotografar ou filmar situações de trabalho – O ambiente de trabalho não deve ser exposto publicamente. Imagens não autorizadas podem trazer sérios problemas.

 

celular-no-trabalho4 – Evite ligações prolongadas que não são de assuntos da empresa – Trate os assuntos pessoais fora do horário de expediente.

 

5 – Evite usar redes sociais e jogos no horário de trabalho – Contenha a sua ansiedade e deixe as mensagens do Whats App, atualizações do Facebook, Twitter, etc., para serem conferidas fora do horário de trabalho. Isso pode atrapalhar muito a sua produtividade. Confira dicas para evitar problemas profissionais nas redes sociais clicando aqui.

 

6 – Procure aplicativos que possam auxiliar sua produtividade – A última dica nós reservamos para o “lado bom da história”. A tecnologia tem ajudado de diversas formas o nosso dia a dia e se soubermos aproveitá-la, não teremos problemas no futuro. Clique aqui e confira aplicativos úteis para universitários que podem ajudar na sua rotina também.

 

 

 

10014664_807443092617535_759500281_nO mercado de trabalho está em busca de pessoas comprometidas com o profissionalismo, competentes e bem preparadas. Se você está em busca dessa formação, conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

 

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Fonte: Administradores.com | JusBrasil | Blog da AIEC