O que você precisa saber sobre estágio

icone calendario14.08.2014 - 09:29

Para quem quer aliar a teoria e a prática para se diferenciar no mercado de trabalho, estagiar é uma opção que deve estar nos planos.

 

Para falar da importância do estágio e os benefícios que ele traz para todas as partes envolvidas neste processo (aluno, instituição de ensino e empresa), o site Administradores entrevistou Roberto Mattus, coordenador de comunicação do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Em sua fala, Roberto também elenca algumas características interessante que o candidato a uma vaga de estagio pode ter.

Veja a seguir os principais pontos da entrevista e outras dicas que o Blog da AIEC selecionou para você saber mais sobre estágio.

O que é o estágio?

Roberto Mattus afirma que o estágio é uma atividade pedagógica que complementa a prática.

Ele é importante para o estudante, para as empresas, pois acultura um novo talento aos seus procedimentos, condutas e técnicas e é importante para a instituição de ensino, pois complementa a visão do estudante e leva para as empresas os conceitos da academia. Além disso, o estágio contribui socialmente. No caso do estágio não obrigatório, que requer a bolsa auxílio, muitos estudantes perseveram até o final do curso por contarem com esse suporte financeiro.

É comum ser efetivado após o período de estágio?

64.7% são efetivados após o término do tempo de estágio, conta Roberto.

Quais os principais pontos da Lei do estágio?

No estágio não obrigatório:

1. A jornada máxima de trabalho é de 6 horas diárias ou 30 horas semanais

2. O estagiário tem direito a uma bolsa-auxílio financeira

3. O estagiário tem direito a férias

Para conseguir um bom estágio, devo:

1. Ter interesse

Esteja sempre em busca das novidades do seu ramo de atuação, mostre ao recrutador que você é interessado e está atualizado. A Fundação Edson Queiroz também aconselha que o candidato acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

 

2. Ter boa comunicação e usar a comunicação

Essa habilidade ajudará a solucionar conflitos e diminuirá as barreiras no ambiente de trabalho. Ao se relacionar bem com os colegas de trabalho será possível aprender mais com eles, além disso, quando chegar o momento da efetivação, seu chefe se sentirá motivado a mantê-lo na equipe.

 

3. Ser proativo

A Fundação Edson Queiroz recomenda que você fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

 

4. Seja curioso

Quem está sempre antenado ao que ocorre ao seu redor, aumenta as possibilidades de descobrir novos caminhos e sugerir novas ideias. Então, para estar à frente, seja curioso, pergunte nas horas apropriadas e esteja disposto a contribuir positivamente nos processos de trabalho.

 

5. Ofereça um pouco mais do que lhe é pedido

Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos. Não se contente em passar pelo estágio sem levar um grande aprendizado. Deixe sua marca positiva na empresa.

 

Se você está em busca de novas vagas de estágio, fique de olho na seção “Estágios e Oportunidades” do Blog da AIEC.

Veja a entrevista completa do coordenador de comunicação do CIEE:

Fonte: Administradores.com e Fundação Edson Queiroz.