10 motivos para você decidir aprender outro idioma

icone calendario17.07.2014 - 10:29

O Português não é a língua mais falada no mundo, então aprender outros idiomas é sempre bom. Além do inglês e do espanhol, dominar outras línguas pode trazer benefícios não só profissionais como também pessoais.

 

Segundo pesquisa realizada em 2010 pelo grupo Catho, as empresas brasileiras valorizam a fluência em outros idiomas. Na 31ª edição da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online percebe-se que falar inglês e espanhol, por exemplo, tem impacto direto e positivo e pode elevar em até 21,78% os salários de profissionais que ocupam cargos de confiança.

Não é novidade que ter fluência em outro idioma é um diferencial no currículo, mas além desse aspecto existem outros benefícios que o conhecimento de novas línguas podem te trazer. Na vida acadêmica, em viagens, ao tratar com um cliente estrangeiro, ao ler um livro em sua língua original, assistir um filme sem legendas e em muitos outros momentos, o fato de conhecer outro idioma enriquecerá sua vida, trazendo conhecimento, cultura e, “de quebra”, um diferencial no seu currículo.

Para te ajudar a compreender melhor os motivos, o Blog da AIEC selecionou alguns benefícios que o conhecimento de outro idioma traz para sua vida. Confira a seguir.

 

Na vida profissional

Viajar a trabalho

Para quem quer crescer profissionalmente, principalmente em uma empresa multinacional, deve estar disposto a fazer viagens. Neste caso, a melhor opção é conhecer o idioma do país de origem da empresa.

Rede de contatos

Para quem conhece outro idioma, a rede de contatos pode ter um alcance muito maior. Você poderá se comunicar sem problemas com pessoas de diversos países, aproveitando as oportunidades que esses contatos podem te oferecer.

Ser indispensável

Quando você tem um diferencial difícil de encontrar em outro profissional, é muito mais fácil tornar-se indispensável e sempre ter uma vaga no mercado de trabalho.

Diferenças culturais

Em empresas grandes, entender outras culturas para lidar melhor com elas é um diferencial. Hoje, essa é uma questão muito valorizada.

Salário Maior

Quanto melhores suas habilidades e competências, maior sua remuneração no mercado de trabalho.

 

Na vida pessoal e acadêmica

Independência

Tendo o domínio de outras línguas você se sentirá confiante para fazer viagens internacionais ou até mesmo um intercâmbio, enfrentando diversas situações desafiadoras e ganhando novas experiências com elas.

Músicas e livros

Amplie o número de livros que você poderá ler, conhecendo outras culturas e outras formas de pensamento e expressão. Conhecer a música por inteiro, associando seu ritmo e sua letra sem precisar acompanhar a tradução feita por outra pessoa traz uma experiência totalmente nova.

Relacionamento com outras pessoas

A melhor forma de conhecer pessoas novas é conversar com elas. Sem a barreira da comunicação, você poderá se relacionar com menos dificuldade e assim alcançar novas amizades em diversos países.

Conseguir uma bolsa de estudos

Fluência em outro idioma é um pré-requisito de diversas oportunidades de intercâmbios que podem mudar o rumo da sua vida e da sua carreira.

Ir mais longe

Se você decidir pela vida acadêmica, o conhecimento de outros idiomas é essencial. Para ingressar em mestrados e doutorados esse será um pré-requisito.

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, Revista Exame e Site Universia Brasil.