3 filmes que trazem esperança

icone calendario20.08.2014 - 17:09

O Blog da AIEC selecionou alguns filmes que irão te ajudar a ver que há sempre uma esperança, por mais adversa que seja a situação. Se você já assistiu, assista novamente, mas com um novo olhar sobre eles.

 

Assistir filmes pode ser uma forma de aprender sobre outras culturas, imaginar outros mundos, ter emoções diferentes. Ao mesmo tempo, pode ser divertido e agradável. Se esses já são bons motivos para fazer uma “sessão pipoca”, veja que também é possível aprender e refletir. Confira a seguir.

 

Esperança mesmo em tempos de guerra

A Lista de Schindler (1993)

listaDirigido por: Steven Spielberg

Com: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes

Gênero: Histórico , Drama , Guerra , Biografia

Nacionalidade: EUA

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Este filme é baseado na história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. Atitudes como esta, nos faz acreditar que há sempre um modo de lutar pela vida, acreditando que as pessoas merecem ter o direito de viver e ter esperança em tempos melhores. Você pode não estar vivendo em um país em guerra, mas sempre existem conflitos a nossa volta que nos desanimam. Assista a esse filme e entenda que sempre há uma esperança para as batalhas do cotidiano.

Esse longa metragem recebeu sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, como também muitos outros prêmios. Em 2007, o American Film Institute o elegeu como o oitavo melhor filme americano da história, é considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes já feitos.

 

Esperança de que os sonhos se realizarão

2  Filhos de Francisco (2005)

2filhosDirigido por: Breno Silveira

Com: Ângelo Antônio, Dira Paes, Márcio Kieling

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Classificação Indicativa: livre

 

Esse filme é baseado na história irmãos e músicos brasileiros Zezé di Camargo e Luciano, que obtiveram sucesso na carreira musical. A trajetória da dupla não foi fácil e contou com a fé do pai, Francisco, que não abandonou o sonho de ver os filhos se tornando  cantores famosos, o que os tiraria da condição de vida escassa em que viviam. Adversidades no caminho foi o que não faltou. Falta de dinheiro, mudança de estado e a morte de um filho deveriam ter feito Francisco desistir, mas ele persistiu. Você vai se emocionar e renovar sua esperança assistindo “2 Filhos de Francisco”.

 

Esperança nas pessoas

Um sonho possível (2010)

umsonhoDirigido por: John Lee Hancock

Com: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw

Gênero: Drama, Biografia

Nacionalidade: EUA

Classificação Indicativa: 10 anos

 

Todos nós sabemos que uma mãe é capaz de muita coisa em prol da felicidade de seu filho, mas nem sempre o laço sanguíneo é que mantem forte a determinação em mudar a vida de uma pessoa para melhor. Em “Um sonho possível” a história do jogador de futebol americano Michael Oher é retratada. Negro, filho de uma mãe viciada e sem ter onde morar, Michael encontra Leigh Anne, uma mulher determinada que deixa seu coração guiar suas atitudes. Leigh investe no rapaz dando-lhe um lar e uma família, acreditando que o que há dentro de Michael é bom e merece ser valorizado. No fim, todos aprendem com ele. O filme concorreu ao Oscar de Melhor filme em 2010 e rendeu a Sandra Bullock os prêmios Oscar, SAG’s, Globo de Ouro e Escolha dos Críticos de Cinema, todos como Melhor Atriz.