4 conselhos para estudantes no último ano da graduação

icone calendario06.04.2016 - 16:21

O início da faculdade é um momento muito especial e o fim do curso é um marco na vida dos estudantes. É o momento de aproveitar ao máximo as últimas lições, curtir a vida de estudante e se preparar para o mercado de trabalho como um profissional formado. Se você está nesta fase, é importante estar atento a alguns detalhes que poderão te ajudar a concluir bem a graduação e também iniciar a vida profissional com o pé direito. Veja a seguir alguns conselhos publicados pelo site Universia Brasil.

 

1. Curta os últimos semestres

A primeira coisa é aproveitar os bons momentos que a faculdade te oferece. Fortaleça as boas amizades, participe de projetos da faculdade que podem te oferecer uma boa experiência profissional e pessoal. Valorize as atividades que farão você lembrar das coisas boas vividas durante esse tempo de graduação.

2. Se prepare para a nova realidade

O medo não pode te paralisar. Apesar de ser comum entre estudantes recém-formados, a insegurança não pode fazer com que o conhecimento adquirido comece a ficar de lado. Encare o dia a dia profissional de frente, sempre procurando aprender e viver a experiência profissional na prática. Nunca se esqueça de continuar estudando e mantendo-se atualizado.

emprego

3. Comece sua busca por um emprego

Ainda no último ano da faculdade, é aconselhável que o estudante já comece a se preocupar em ir atrás de uma vaga no mercado de trabalho. Os que estão estagiando já têm um passo a frente e podem ir em busca da efetivação, caso estejam satisfeitos com a empresa. Senão, é possível usar esse período para aprender o máximo possível. Para os que nunca estagiaram pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Trabalhos como voluntário, assistente ou freelancer podem ser alternativas interessantes.

4. Não deixe o sonho inicial de lado

Busque sentir-se realizado. Provavelmente você escolheu a profissão na qual está se formando porque se identifica com ela e, com certeza, ao iniciar, visualizou o que pretendia alcançar ao exercê-la. Foque nisso e não deixe os percalços do dia a dia desanimá-lo. Nunca se acomode e siga sempre em direção aos seus objetivos.

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, você está preparado para o término da sua graduação? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Universia [com adaptações].