5 erros de português que você não cometerá mais

icone calendario11.03.2015 - 15:53

A nossa língua não é simples e é sempre possível cometer pequenos deslizes. Contudo, no ambiente de trabalho, alguns erros de português podem comprometer a credibilidade do texto e de quem o escreve.

 

Quem nunca teve dúvida sobre a grafia correta de uma palavra? Mesmo os que estudam a Língua Portuguesa frequentemente estão sujeitos a ter que consultar o dicionário para esclarecer certas dúvidas, visto que nosso idioma é complexo e cheio de variações. Para te ajudar a não cometer os erros de português mais frequentes no mundo corporativo, o Blog da AIEC selecionou algumas palavras e expressões que costumam nos deixar com “uma pulga atrás da orelha”.

checking

1. Auferir ou Aferir

As duas palavras têm sentido diferentes. Aferir significa “conferir de acordo com o estabelecido, avaliar, calcular”. Já auferir significa “colher, obter, ter”.

Exemplo 1: O trabalho auferiu bons resultados.

Exemplo 2:  Hoje vamos aferir o valor dos produtos.

 

2. Voo ou Vôo

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a forma correta é “voo”. Contudo, até 2016 ainda é permitida a forma antiga: “vôo”.

Correto: Seu voo atrasou?

Correto até 2016: Seu vôo atrasou?

 

3. Continuidade ou Continuação

O site Exame.com explica que continuidade refere-se à extensão de um acontecimento e continuação refere-se à duração de algo. Exemplo: continuação da sessão.

Correto: Os trabalhadores optaram pela continuação da greve.

Incorreto: Os trabalhadores optaram pela continuidade da greve.

 

4. Da onde ou De onde

Não existe a forma “da onde”. Use sempre “de onde”, que indica origem.

Correto: De onde vieram esses produtos?

Incorreto: Da onde vieram esses produtos?

 

timemanagement2.0725135. Dispor ou Dispuser

A conjugação acompanha a do verbo pôr. Sendo assim, a forma correta de conjugar esse verbo na terceira pessoa do singular no futuro do subjuntivo é “dispuser”.

Incorreto: Quando ela dispor de tempo, poderá ajudar-nos.

Correto: Quando ela dispuser de tempo, poderá ajudar-nos.

 

Essas são dúvidas simples que podem ser sanadas com uma pesquisa. Mas, no ambiente de trabalho, podemos esbarrar em dificuldades mais complexas que podem comprometer nosso desenvolvimento. Pensando nessa necessidade e também nos alunos que buscam melhorar seu desempenho acadêmico, a Faculdade AIEC oferece o Curso de Extensão Leitura e Interpretação de Texto. Saiba mais sobre ele e inscreva-se, clicando aqui.

 

E então, está preparado para não errar mais? Se ainda tem alguma dúvida ou comentário a fazer sobre o assunto, deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Diogo Arrais | Exame.com.