6 motivos que afastam o estagiário da contratação

icone calendario29.10.2015 - 16:08

A imagem do estagiário começa a se formar já dentro da faculdade e a primeira vitrine fora do meio acadêmico é o estágio. É nesse período que o estudante tem a chance de mostrar seu potencial profissional nas empresas. Não é porque não ocupa um cargo efetivo na empresa que o estagiário pode permitir-se cometer erros recorrentes. O correto é manter em mente que um trabalho é sempre uma porta aberta para oportunidades futuras, mesmo que ele esteja estagiando em um local que não possibilita uma contratação logo ao final do estágio, como é o caso dos órgãos públicos. Então fique atento e não cometa os erros mais comuns que estão listados a seguir.

 

1. Falta de iniciativa

A iniciativa mostra o interesse do estudante em aprender a profissão e se dedicar a ela. Ele deve ser participativo e buscar compreender os processos de trabalho da empresa.

 

2. Recusar feedbacks

De certa forma, todos os funcionários da empresa são avaliados constantemente e o esperado é que eles procurem melhorar. No caso dos estagiários, essa avaliação é muito mais constante e visível. O estudante deve estar aberto a receber as críticas e trabalhar para melhorar.

 

3. Não se entrosar com os demais

O estagiário que não consegue se socializar com os demais funcionários da empresa só demonstra que tem dificuldades de trabalhar em grupo, o que para a empresa não é vantajoso.

 

4. Faltas e atrasos

O estudante deve comportar-se como profissional desde o período de estágio. Seus superiores não acreditarão que por estar efetivado esse tipo de atitude negativa mudará com um passe de mágica.

 

estagiario-aprendendo

5. Não saber perguntar

O estagiário está na empresa como um aprendiz. Será muito mais difícil entender os processos e as técnicas de trabalho se não souber perguntar. Mas lembre-se de fazer perguntas da forma correta, sendo respeitoso e atento às respostas dadas pelos colegas.

 

6. Relaxar na aparência e usar gírias e palavrões em excesso

Mais uma vez o comportamento profissional impera. Se você está dentro da empresa, deve se comportar com a mesma coerência de um funcionário efetivo, inclusive no modo de falar e se vestir. Isso demonstra seu compromisso com o trabalho.

 

A dica final dos especialistas é que sempre haja um equilíbrio entre os estudos e o estágio. Terminar a graduação com qualidade deve ser a prioridade. Se você estiver trabalhando mal porque estuda ou estudando mal porque trabalha, reavalie a situação.

 

Saiba O que você precisa saber sobre estágio, clicando aqui.

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

 

 

E então, sente-se mais preparado para ser um estagiário? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.