7 conselhos sobre trabalhar em equipe

icone calendario08.04.2015 - 15:47

Especialistas em carreira afirmam que há profissões em que o trabalho em equipe é raro. Tirando esses profissionais, a grande maioria das pessoas que trabalham em uma empresa, seja pequena, média ou grande, precisa saber trabalhar em equipe de forma harmoniosa e produtiva. Se você se encaixa nesse segundo grupo, confira essas dicas que vão te ajudar no dia a dia.

 

1. Certifique-se de que os objetivos estão claros

Só é possível que todos caminhem na mesma direção se o destino estiver claro. Além do objetivo do grupo, cada um dos integrantes deve ter um objetivo em comum que motive o grupo, independente dos objetivos individuais.

2. Trace um planejamento com prazos

Se todos souberem o que é prioridade e quais são suas responsabilidades haverá muito mais chances de alcançar o sucesso. Lembre-se que é importante determinar prazos atingíveis e que incentivem a equipe ao invés de desmotivá-la.

3. Construa uma comunicação eficaz

“Um dos principais erros é a pessoa se comunicar da mesma forma com todo mundo”, afirmou Marcia Rezende, diretora do Instituto de Thalentos, ao site Exame. É importante entender qual a melhor linguagem de cada um dos membros da equipe, assim como é essencial cultivar a boa comunicação.

trabalho-em-equipe-remo

4. Assuma os erros para corrigi-los

“Se alguém da equipe erra, o certo seria que o erro fosse encarado como sendo de todos, mas infelizmente a realidade não é essa”, afirma a consultora organizacional Meiry Kamia, também ao site Exame. Entenda que assumir um erro é o primeiro passo para que ele seja corrigido e não se repita. Também tenha cautela ao apontar o erro dos outros.

5. Certifique-se do comprometimento dos membros da equipe

Todos devem estar preocupados em atingir o objetivo e trabalhar para alcançá-lo. Quando um dos membros não se compromete com o grupo, o resultado do trabalho pode ser prejudicado. Uma dica importante é entender que quando os objetivos estão claros e a comunicação é eficiente, os membros tendem a manter-se comprometidos.

teamwork

6. Compreenda as diferenças

Há muitos aspectos diferentes em cada pessoa e numa equipe ninguém pode ser totalmente igual ao outro. Sabemos que no trabalho em equipe, as diferentes características de cada um também são pontos positivos no trabalho do grupo.

7. Mantenha a transparência das atitudes

Deixar tudo claro e acessível para todos os envolvidos é essencial. Deste modo muitos problemas são evitados e cada um estará ciente do trabalho do grupo. “É importante que a equipe saiba quais são as condições e as limitações do seu trabalho”, diz Márcia.

A interatividade e o trabalho em equipe são fundamentais também nos estudos

Em todos os cursos da Faculdade AIEC são utilizados chat, fórum e e-mail como instrumentos para sanar as dúvidas com rapidez e eficiência, os professores costumam, por exemplo, promover debates em tempo real. Trabalhar em equipe é um dos principais alicerces da metodologia da AIEC, visto que é essencial no mercado de trabalho. Todos os trabalhos desenvolvidos envolvem aplicação ou aprofundamento dos temas estudados. Conheça mais detalhes da Metodologia AIEC.

10014664_807443092617535_759500281_nO mercado de trabalho está em busca de pessoas comprometidas com o profissionalismo, competentes e bem preparadas. Se você está em busca dessa formação, conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

E então, gostou das dicas sobre como trabalhar em equipe? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

 

Fonte: Exame | Blog da AIEC | JRM Coaching | Portal Educação