Como fazer um plano de carreira

icone calendario04.06.2015 - 12:34

Sem saber onde queremos chegar, não vamos a lugar algum. Por isso, a recomendação dos especialistas é que todo profissional faça um plano de carreira tendo objetivos de curto, médio e longo prazo. Em entrevistas de emprego, é possível perceber que um candidato que tem um plano e tem em mente exatamente o que pretende em sua carreira é bem visto pela empresa. Para te ajudar na criação desse diferencial, a empresa Robert Half, especializada em recrutamento de pessoas, sugere algumas ações. Então, descubra como fazer um plano de carreira vendo as dicas a seguir.

binoculo

Primeiramente, faça essas perguntas a si mesmo:

a. Onde quero chegar?

Determine um objetivo. Não basta apenas pensar que quer um salário melhor e uma posição de liderança. Seja mais preciso e claro, por exemplo: “quero ter ‘tal função’ dentro de ‘x’  meses e para isso preciso fazer ‘x’ ações e devo estar preparado para isso”.

É aconselhável também que você avalie com cuidado o seu objetivo. O lugar onde você quer chegar deve estar de acordo com seus valores e sua personalidade, para que o trabalho não se torne um martírio.

 

b. Como vou chegar lá?

Determine um plano de ação que te ajudará o chegar ao objetivo final. Por exemplo, escolha treinamentos, cursos, pessoas para te orientar, determine metas a serem superadas e avalie seu desempenho.

Coloque tudo isso por escrito. Uma sugestão é dispor as informações da seguinte forma:

Objetivos Habilidades a desenvolver(metas) Recursos para alcançar as metas Data de conclusão da meta
Curto prazo
Médio prazo
Longo prazo

 

Depois de colocar em prática, para manter-se motivado, lembre-se desses conselhos:

1. Comemore pequenas vitórias: cada passo dado te faz estar mais próximo do objetivo, então comemore!

2. Seja flexível: ajuste seu plano de carreira de acordo com as mudanças do mercado ou, até, se você mesmo sentir que quer mudar os planos de sua vida.

3. Revise regularmente seus objetivos: hoje em dia tudo muda muito rápido e é necessário sempre estar atento e verificar se seu plano ainda está de acordo com a realidade. Se não estiver, pense em como adaptá-lo sem perder o foco.

 

logo-aiec-facebookSe você está em busca de preparo profissional,

conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

E então, já sabe como fazer um plano de carreira? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Robert Half