Como montar um currículo sem experiências relevantes

icone calendario09.09.2015 - 10:09

O que fazer quando se está diante de uma oportunidade de trabalho interessante e o currículo não possui experiências relevantes para a vaga? Isso pode acontecer, por exemplo, com recém-formados ou pessoas mudando de carreira. Para essa situação, Lily Zhang, especialista em desenvolvimento de carreiras no MIT, dá dicas sobre como montar um currículo de forma a valorizar outras características do candidato.

 

1. Use um “curinga” – Habilidades relevantes transferíveis

Normalmente os currículos começam com as experiências relevantes para a vaga ou a formação acadêmica. Nesse caso, Lily sugere começar com suas habilidades que são relevantes para a função a que se candidata. Ela explica que há um motivo para você achar que pode ocupar esse cargo e são essas habilidades que você deve destacar. Podem ser habilidades relevantes de experiências (mesmo que de outras áreas) ou projetos acadêmicos.

 

2. Use seus projetos – mesmo que acadêmicos

A dica aqui é não descartar as experiências dos projetos da faculdade. Não é porque não foram de tempo integral e nem remunerados que não trouxeram uma experiência relevante para seu trabalho. Zhang sugere criar uma seção chamada “Projetos” e descrevê-los de forma a valorizar o que você aprender e é importante para a função da vaga.  Coloque essas informações organizadas de forma que o recrutador entenda que são dados valiosos sobre você e que devem ser considerados.

 

3. Comece bem – faça uma apresentação “entusiasmante”

Mesmo que isso não seja parte especificamente do currículo, é importante para que ele seja considerado. Segundo Lily, isso é extremamente importante para casos de mudança de carreira e de recém-formados.

 

“Encontrar uma maneira de conectar as suas paixões e experiências de vida com a empresa, em seguida, explicar como isso vai se traduzir uma vez que você está contratado. […] essa ligação é exatamente o tipo de experiência que os empregadores estão procurando em recém-formados “. Ryan Kahn, especialista em carreira.

 

A apresentação é a oportunidade para falar sobre isso: “ligar os pontos entre as necessidades da empresa e as habilidades que você construiu toda a sua carreira eclética”, explica Zhang. Para fazer isso, por exemplo, em currículos enviados por e-mail, escreva a apresentação no corpo da mensagem. Veja mais dicas lendo o artigo ‘Saiba como enviar currículo por e-mail’.

 

logo-aiec-facebookA Faculdade AIEC pensa no futuro e possibilita o acesso à formação profissional sem que você precise afastar-se da sua família ou perder tempo em locomoções diárias.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

E então, já sabe como montar um currículo relevante? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: The Muse