Conheça 8 profissões em alta no mercado de trabalho

icone calendario12.02.2015 - 20:36

Economistas acreditam que este ano não será fácil. Veja matéria do Jornal Folha de São Paulo sobre o assunto (clique aqui). Estando nesse cenário em 2015, você sabe quais serão as profissões em alta? O site Exame entrevistou 18 consultorias de recrutamento e listou mais de quarenta profissões promissoras. Aqui, no Blog da AIEC, selecionamos algumas para você conhecer. Veja a seguir.

 

1. Gerente/diretor de planejamento financeiro

O que faz: Segundo os consultores entrevistados pelo site Exame, esse profissional será responsável por “arrumar a casa” nas empresas. Ele é responsável por analisar investimentos e possíveis aquisições e decidir sobre orçamentos.

Formação: Administração, Economia, Engenharia ou Ciências Contábeis, com pós-graduação na área financeira.

shutterstock_149586404

2. Controller

“Com a economia retraída, a gestão financeira tem mais impacto na tomada de decisões”, afirma Katia Navarrete, sócia da Exceed em entrevista ao site.

O que faz: O Controller é responsável por garantir a qualidade das informações financeiras e estratégicas para os investimentos. Ele analisa números financeiros, de compras, de custos, de contabilidade, etc.

Formação: Ciências Contábeis, Administração ou Economia.

 

3. Diretor financeiro/CFO

O que faz: “É responsável pela supervisão de todas as atividades financeiras da empresa”, afirma o site.

Formação: Administração, Ciências Contábeis ou Economia, geralmente com MBA na área e inglês fluente.

 200402399-001

 

4. CEO para novas empresas de médio porte

O que faz: É o cargo responsável pela gestão de negócios e estratégias.

Formação: Economia, Finanças ou Administração.

 

5. Analista, especialista ou gestor de recursos humanos

O que faz: É o profissional que se responsabiliza por desenvolver e treinar, recrutar e selecionar, administrar remuneração e benefícios dos colaboradores. Fortalece a identidade cultural da empresa alinhando às estratégias do negócio aos valores corporativos.

Formação: Recursos Humanos, Psicologia, Administração, Engenharia ou Economia.

 

business-meeting

 

6. Arquiteto de soluções

“Com demandas de alta complexidade e o vasto portfólio de serviços das empresas, este profissional se torna fundamental para o processo de venda de soluções tecnológicas”, diz Marília Evangelista, da Asap Recruiters em entrevista ao site.

O que faz: “Reuniões com o cliente com o objetivo de levantar todas as especificações técnicas para desenhar uma solução que seja integrada ao parque tecnológico da empresa”, diz Marília. Além de pesquisar custos, precificar os projetos.

Formação: Área de Tecnologia, com experiência técnica prévia.

 

7. Arquiteto corporativo

O que faz: “É o profissional responsável por compreender a empresa como um todo, em todas as suas camadas, dos negócios à infraestrutura. A partir desse estudo, faz a análise de requisitos, padronização e governança”, explica o site.

Formação: Área de Tecnologia, com pós-graduação ou MBA em Negócios.

 

o-BUSINESSWOMAN-facebook

 

8. Executivo de vendas/ gerente/ diretor comercial

O que faz: Esse profissional define as estratégias de expansão de negócios, planeja vendas, identifica oportunidades de negócios. Segundo Eliane Figueiredo, da Projeto RH, podem até interferir na política de preços e, eventualmente, no lançamento ou descontinuidade de produtos.

Formação: A experiência é o grande diferencial e a formação torna o profissional especialista em determinada área. não há vez para generalistas. Se o executivo for de telecomunicações,  por exemplo, a tendência é que ele atue na área de vendas de telecomunicações”, explica Rafael Souto, da Produtive.

 

Ainda tem alguma dúvida ou comentário a fazer sobre o assunto? Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Site Exame