Dicas básicas sobre como montar um currículo

icone calendario24.06.2015 - 16:53

Perfis no Linkedin e portfólios on-line se tornaram ferramentas complementares essenciais para se apresentar profissionalmente. Isso não quer dizer que o “bom e velho” currículo tenha sido tirado do mercado. O currículo profissional ainda é a ferramenta de apresentação mais utilizada e, na maioria das vezes, obrigatória. Contudo, sabemos também que não é só o conteúdo do currículo que atrai a atenção dos recrutadores. A falta de organização e o excesso de informações pode mandar para lixeira o currículo de um profissional qualificado para ocupar a vaga. Para que o seu currículo não seja descartado dessa forma, veja a seguir algumas dicas sobre como montar um currículo dadas pelos professores Alexander Tochilovsky e Cara Di Edwardo, da Escola de Arte Cooper Union, em Nova Iorque e que foram publicadas no site Administradores.

 

Quem vai ler esse currículo?

mulher-lendo-documento-634681. Pense que pode ser lido por uma pessoa ou por uma máquina. Os especialistas indicam que hoje em dia muitos currículos são digitalizados e convertidos em dados para uma base. Nesse caso, o ideal é que seu currículo esteja preparado para as duas situações.

2. Sendo assim, a tipografia (fonte) escolhida deve ser a que mais facilite a leitura, sem enfeites demais.

3. É necessário levar em conta principalmente o tipo de emprego para o qual está se candidatando. Isso definirá o estilo do currículo, mas sendo sempre profissional.

 

Mantenha tudo em sintonia

4. Utilize a mesma família de fonte, ou seja, utilize as variações da mesma tipografia. Por exemplo, se escolher a Arial, use o negrito nos títulos, o condensado nos subtítulos e assim por diante. Isso ajuda a determinar a hierarquia das informações.

Ex.:

Screen Shot 2015-06-22 at 5.20.34 PM

 

Informação fácil, organizada e bonita

5. Fazer um currículo tem a ver com passar informação de forma simples e rápida, diz Tochilovsky.

6. Valorize os espaços em branco, para que não haja poluição visual e organize as informações de forma atraente, setorizada e hierarquicamente posicionadas.

 

Cuidado com o excesso de criatividade

7. Mesmo que você seja um designer e a criatividade seja um fator importante, lembre-se que o currículo é um documento profissional. A dica para esses casos é apresentar um currículo organizado e objetivo e caprichar na criatividade ao montar o portfolio.

 

8. Lembre-se “o currículo é um resumo de sua jornada educacional, credenciais e experiência”. Pense que é isso que o recrutador quer visualizar de forma organizada e rápida.

 

logo-aiec-facebookMais importante ainda é ter conteúdo para seu currículo. Esteja qualificado para ocupar cargos importantes. Estude na AIEC.
Conheça clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

E então, já sabe como montar um currículo? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Administradores | Quartz