Filmes que inspiram estudantes de tecnologia

icone calendario01.07.2015 - 15:57

Filmes são uma ótima maneira de instigar uma reflexão sobre certos assuntos. A forma como as tramas são conduzidas torna a abordagem dos temas mais interessante e seja mais facilmente absorvida. Para estudantes de tecnologia, a lista de filmes que inspiram é bastante extensa, mas o Blog da AIEC selecionou alguns para você começar.

A teoria de tudo (2015)

Dirigido por: James Marsh

Com: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior

Gênero: Biografia, Drama

Nacionalidade: Reino Unido

Classificação Indicativa: 10 anos

O filme conta a história de Stephen Hawking, um astrofísico que faz importantes descobertas sobre o tempo. Aos 21 anos de idade, ele descobre ter um doença motora degenerativa que não o impede de continuar a vida. O roteiro é baseado no livro de mesmo nome escrito por Jane, mulher do físico entre 1965 e 1995. O filme mostra a formulação de teorias como buracos negros e o big bang.
 

 

O homem bicentenário (2000)

Dirigido por: Chris Columbus

Com: Robin Williams, Wendy Crewson, Kiersten Warren

Gênero: Fantasia, Comédia dramática

Nacionalidade: Alemanha, EUA

Classificação Indicativa: Livre

O Homem Bicentenário também fala sobre o conflito entre homens e robôs. Contudo, nesse caso, a abordagem é cômica e um pouco romântica. Andrew é um robô que realiza tarefas domésticas, mas apesar de ser uma máquina, apresenta traços humanos como curiosidade e personalidade. Com o tempo, o robô vai atrás de sua liberdade e reconhecimento como cidadão. Assistindo ao longa, estudantes de tecnologia podem comparar os conceitos de inteligência artificial que temos hoje com a que é retratada no filme.
 

 

Blade Runner: o caçador de androides (1982)

Dirigido por: Ridley Scott

Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young

Gênero: Ficção científica, Fantasia, Suspense

Nacionalidade: EUA

Classificação Indicativa: 16 anos

Este é um filme clássico para os amantes da tecnologia. A trama se baseia na ideia de que no futuro, 2019, homens e robôs entrariam em conflito. O roteiro, escrito por Hampton Fancher e David Peoples, é vagamente baseado no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick. Segundo o site Exame, “a história problematiza o que significa ser humano num contexto dominado pela inteligência artificial”.
 

 

E então, já reservou a data da sua sessão pipoca?

Para quem está sempre em busca de crescer e se aprimorar ainda mais, a Faculdade AIEC fornece o melhor suporte: a Educação. Se você ainda não conhece a AIEC, veja no vídeo a seguir quais foram os motivos que levaram alguns alunos a investir nessa caminhada.
 

 

Fonte: Adoro Cinema | Blog da AIEC | G1 | Exame