5 habilidades essenciais para quem está em busca do primeiro emprego

icone calendario06.11.2015 - 16:16

Recém-formado, você agora está em busca do primeiro emprego para colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas, estágios, atividades extracurriculares e tudo mais, certo? E como você vai, sem grandes experiências profissionais concretas, demonstrar ao recrutador que você é uma boa opção de contratação? Esse é o grande questionamento de muitos egressos das faculdades.

Lily Zang, especialista em carreira pelo MIT, lista 5 habilidades que, se você ainda não tem, deve trabalhar para ter antes de apresentar-se nas entrevistas de emprego. Segundo Lily, uma pesquisa realizada em 2015 pela National Association for Colleges and Employers, afirma que as habilidades técnicas estão em 7º lugar na lista de habilidades buscadas por recrutadores interessados em recém-graduados. Veja a seguir as outras cinco que vêm antes dessa.

 

Trabalho em equipe

Essa é uma tecla que todo especialista sempre bate. Saber trabalhar dentro de uma estrutura de equipe é muito importante para a maioria das organizações. O conselho de Lily é destacar no currículo trabalhos que demonstrem essa capacidade, como “Colaborou com o projeto em equipe”, “Liderou um time de quatro pessoas”, etc. Já na entrevista, procure dar exemplos de trabalhos que você realizou em grupo e como solucionou conflitos e obteve resultados nos projetos.

 

Resolução de problemas

Tomada de decisões

Skyller Jordan, gerente de contratação da empresa de tecnologia CEB, afirma que o profissional deve “ser capaz de olhar para o objetivo maior, ter compreensão das alavancas que deve puxar para chegar lá, reconhecer padrões históricos que levaram ao sucesso e priorizar o meio mais eficaz para começar o trabalho”.

Nessa habilidade é necessário saber caminhar com mais autonomia, sem precisar que alguém dite cada passo. Zang sugere que para demonstrar essa habilidade a dica é comentar na entrevista sobre um plano que você traçou, exemplificando os métodos que você construiu para chegar lá e quais foram os resultados obtidos.

 contratacao-primeiro-emprego

Planejamento

Organização

Priorização

A equipe só consegue produzir bons resultados se estiver dentro de um planejamento e para nunca perder o foco é necessário organização e definição de prioridades. Daí também a necessidade da autonomia para tomada de decisões. É por isso que as empresas precisam montar equipes em que as pessoas tenham todas essas habilidades já citadas.

Para demonstrar isso no processo seletivo, use o mesmo método dos itens anteriores: dê exemplos de projetos que você já executou, mesmo que tenham sido realizados dentro da faculdade. Identifique nesses projetos quais situações exigiram atitudes que demonstram essas habilidades.

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

 

 

E então, o que achou das dicas para ir em busca do primeiro emprego? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.