Lições de vida durante a universidade

icone calendario20.01.2016 - 17:27

Quando você pensa em faculdade, quais as principais coisas que vêm em mente? Aulas, professores, diploma, profissão ou coisas do tipo? Sim, tudo isso compõe o mundo universitário, mas durante esse longo período que passamos aprendendo uma profissão, vivemos outras situações que, ao final desses anos, serão lições de vida importantes. Confira algumas a seguir.

aprendendo

1. Aprendizado contínuo

O período da universidade é de constante aprendizado, e ele não vem somente das aulas. Aprendemos a administrar o tempo, as responsabilidades, os compromissos e, inclusive, o próprio dinheiro. Além disso, é possível aprender a trabalhar em equipe e realizar projetos acadêmicos que podem se transformar em resultados importantes no futuro. Com tudo isso, começamos a ver, na prática, que o aprendizado contínuo é essencial, visto que apesar do período da faculdade ser longo, ele não ensina tudo. Sempre haverá mais conhecimento para ser adquirido.

 confianca

2. Confiança em si mesmo

A graduação pode significar um grande amadurecimento. Muitos jovens lidam com suas primeiras experiências profissionais nesse período. Críticas negativas, prazos perdidos, notas ruins, disciplinas “difíceis”, cansaço e tantos outros obstáculos podem aparecer e tudo isso deve ser vivido e encarado como parte do aprendizado, pois irão contribuir para o crescimento profissional e pessoal.

 prioridades

3. Definição das prioridades

Alguns estudantes já começam a graduação empregados. Nesse caso, a decisão mais importante é saber priorizar o tempo, pois ele será escasso. Outros demoram um pouco mais para ingressar no mercado de trabalho e, nesse caso, saber priorizar as despesas também é primordial, visto que a renda ainda é pequena e deve ser distribuída entre os gastos com transporte, alimentação, livros etc. Ao final de toda essa jornada, as escolhas, certas ou erradas, servirão de lição para a carreira que está começando.

 diploma

4. Os resultados do tempo

Ao final, quando o estudante olhar para trás, perceberá que toda a jornada valeu a pena e que o tempo investido na aquisição de conhecimento foi fundamental. No mundo acadêmico, nem tudo é agradável, mas precisamos passar por ele para obter certas habilidades, as quais, em menos tempo, não teriam a mesma consistência, visto que a graduação é um conjunto de experiências.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

E então, quais lições de vida você espera viver ou já viveu na faculdade? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Universia [com adaptações].