Saiba o que faz um programador web

icone calendario30.04.2015 - 15:54

126537125090192

Essa é uma profissão que tem chamado atenção de muitos jovens. Muito se tem falado das profissões na área de tecnologia e as relacionadas à programação oferecem vagas constantemente. Mas você pode estar em dúvida sobre o que exatamente faz um programador web. Vamos esclarecer alguns pontos aqui, com ajuda de definições dadas por profissionais da área em sites especializados como TecMundo, Construsite Brasil e Portal Baixaki. Confira a seguir.

Afinal, o que o programador web faz?

Esse profissional é responsável por desenvolver sites, portais, fóruns, e-commerces e até blogs, como esse da Faculdade AIEC. O programador especificamente de web precisa planejar, construir, testar e dar manutenções em aplicações que vão funcionar na internet. Muitas vezes esse profissional também precisa lidar com o cliente, tendo visão de mercado e noções de marketing, processos na gestão de empresas, etc.

 

Com quais tecnologias o programador web lida?

Segundo o site TecMundo, o programador precisa dominar mais de uma linguagem de programação. Entre as mais pedidas nas empresas estão:

– ASP;

– .Net;

– Java;

– PHP;

Muitas vagas costumam ter como pré-requisito o conhecimento de:

– Banco de dados;

– SQL;

Mas é indispensável para um programador web o conhecimento de:

– HTML;

– CSS.

 

Onde o programador web pode trabalhar?

O campo de atuação para esses profissionais é bastante amplo. O ConstruSite Brasil afirma que “cada vez mais empresas, como bancos, indústria, comércio, hospitais, precisam de profissionais qualificados que possam participar do processo de automatização e informatização dos negócios”. Além disso, muitos profissionais tornam-se empreendedores e abrem seu próprio negócio oferecendo serviços para diversas empresas, o que possibilita a flexibilidade de horários e locais de trabalho.

 

Formação, especialização e dedicação

clientes-reuniaoVale ressaltar que, para ocupar cargos nessa área, o profissional deve estar bem preparado. A tecnologia está em constante mudança e é necessário buscar atualizações continuamente. Além disso, após formado, o programador deve focar em sua especialidade, procurando aprofundar-se no domínio de linguagens específicas, tirando certificações, ao mesmo tempo em que dedica-se a conhecer o mercado e lidar com seus clientes.

Para quem está em busca do primeiro passo para a formação, a Faculdade AIEC oferece o curso para Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com duração de 2 anos e meio. Conheça clicando aqui.

 

E então, ainda tem dúvidas sobre o que faz o programador web? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: TecMundo |Construsite Brasil | Portal Baixaki