Saiba como conciliar trabalho e estudos

icone calendario13.05.2015 - 17:10

É cada vez mais comum encontrar alunos de graduação que têm necessidade de conciliar o trabalho com os estudos. Há quem considere os estudantes em tempo integral como “sortudos”. Mas o fato de ser a realidade de muita gente não quer dizer que seja fácil. É preciso dedicação e organização para conseguir realizar todas as atividades com êxito. Na Faculdade AIEC a maior parte dos alunos vive essa realidade e por isso reunimos diversas dicas interessantes sobre como conciliar trabalho e estudos. Confira.

1. Reconheça e respeite seus limites

A primeira regra para quem trabalha e estuda é saber gerenciar o tempo. Para isso, é necessário determinar prioridades e cumprir com planejamentos. Por exemplo, não marque reuniões de grupo de estudo, se sabe que não poderá comparecer. Seja honesto com sua equipe e procure alternativas para concluir o trabalho.

2. Otimize intervalos e horários livres

Todos os momentos livres podem ser melhor aproveitados se você decidir aproveitá-los. Comece uma leitura no horário que sobra do almoço ou no transporte até o trabalho, por exemplo.

estudandonoonibus

3. Determine qual será seu horário de estudo

E desligue-se das outras atividades nesse momento. Fazendo isso, você conseguirá terminar as tarefas da faculdade mais rápido e terá tempo para descansar.

 

4. Seja honesto com seu chefe

Explique para seu superior que você tem também outras prioridades (nesse caso, os estudos) e não pode extrapolar seus limites. Não perca uma prova ou aula muito importante ficando até tarde no trabalho. Sua formação é muito importante para sua carreira, então seja honesto com seu chefe e faça um acordo que fique bom para ambas as partes.

 

home-office

5. Determine seu tempo de descanso

É essencial para todo ser humano ter descanso. Não adianta tentar abraçar o mundo com as mãos, entenda que para assimilar as informações aprendidas na aula é necessário estar bem fisicamente. No seu trabalho é a mesma lógica. Também dê importância ao comer bem, ter momentos de lazer, convívio com a família, etc.

 

6. Considere estudar a distância

trabalho-estudoNos últimos anos, os deslocamentos difíceis e congestionamentos têm trazido uma série de desconfortos como estresse, perda de tempo, cansaço e também gastos financeiros. Desse modo, além da comodidade de poder estudar estando em qualquer lugar, os cursos a distância permitem flexibilidade de horários.

A Faculdade AIEC entende e se preocupa com a qualidade do tempo dos profissionais que forma. Com corpo docente de excelência e uma metodologia exclusiva de ensino a distância, a AIEC possibilita o acesso à formação profissional sem que o aluno tenha de se afastar do trabalho ou da família.

 

Conheça a história de sucesso de uma das alunas da Faculdade AIEC.

Conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

 

E então, você tem uma estratégia própria sobre como conciliar trabalho e estudos? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Universia | Pense Empregos | Blog da AIEC