Mulher na liderança

Saiba quais são as características fundamentais de um bom líder

icone calendario03.04.2014 - 09:46

Se você quer ser alguém em quem as pessoas tenham  confiança, melhor desenvolver algumas qualidades para reforçar o papel de líder em sua equipe e seu negócio.

Percepção do que é justo

Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz. A fim de obter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

Planos definidos

O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planeja a realização de seus objetivos. Após planejar etapas e estratégias, ele trabalha o seu plano com a participação de seus subordinados.

Perseverança nas decisões

O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada  vir a se revelar errada.

Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente.

O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago

Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

Uma personalidade positiva

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

Empatia

O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

Domínio dos detalhes

O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

Disposição para assumir plena responsabilidade

Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e gerará insegurança a seus seguidores.

 

Fonte: Administradores