Perfil Profissional

Saiba qual deve ser o perfil do profissional de TI

icone calendario25.09.2014 - 09:49

O mercado tem buscado profissionais que reúnem características que vão além do preparo técnico

Perfil Profissional

Quando o assunto é tecnologia, as mudanças e exigências do mercado para os profissionais do ramo se alteram rapidamente. Quanto mais a tecnologia da informação se desenvolve, mais os profissionais precisam se preparar para atuar e contribuir com seu potencial nas empresas. Veja a seguir algumas habilidades que, além das técnicas, você deve procurar desenvolver para se destacar de outros profissionais.

 

Um líder

Ser um líder não é um regra que deve ser seguida por todos, mas o mercado está em busca daqueles que têm este perfil. É importante ter a capacidade de solucionar crises e conflitos de interesses, valorizando sempre o bom desenvolvimento do trabalho em equipe.

Um observador

(visão do todo/ visão estratégica)

Em entrevista ao site Pense Empregos, o gerente de TI do Grupo RBS, Luiz Parzianello afirmou que “há uma carência no mercado por pessoas que tenham a visão sistêmica do processo inteiro”. A dica é começar a exercitar a criatividade, buscando identificar e solucionar problemas constantemente.

Um inovador

Segundo o site iMasters, o novo profissional de TI deve ter a capacidade de integrar as outras áreas da empresa com a de tecnologia, ampliando assim as possibilidades de inovação. Como vimos no item anterior, o profissional deve estar sempre atento ao todo para buscar melhores resultados.

Um membro da equipe

A capacidade de atuar em equipe é uma necessidade de muitos ramos. Atualmente, as empresas têm valorizado os profissionais que constroem bons relacionamentos no ambiente de trabalho, têm boa comunicação e mantêm um ambiente de trabalho produtivo e agradável.

Um eterno aprendiz

Assim como a tecnologia não para de se desenvolver, o profissional de TI também não pode parar. É necessário buscar novos conhecimentos técnicos e pessoais constantemente, seja através de cursos de curta duração, especializações, MBAs ou pós-graduações.

O seu primeiro grande passo para iniciar a carreira em Tecnologia da Informação pode ser a graduação. Na Faculdade AIEC o curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas te prepara para o mercado em apenas dois anos. Veja algumas das habilidades que você irá conquistar:

 – Planejamento e gerência de sistemas de informações alinhados aos objetivos estratégicos de negócios das organizações;

 – Assessoria à tomada de decisão na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

 – Desenvolvimento, implantação e gerenciamento de sistemas, tais como redes de computadores, engenharia de software, linguagem de programação e banco de dados;

 – Continuidade dos estudos em nível de pós-graduação em computação ou áreas correlatas;

 – Atuação em cargos de gerência na área de tecnológica.

Saiba mais sobre o curso para  Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a metodologia de aprendizagem exclusiva da AIEC, semelhante a programas de universidades como MIT e Harvard.

 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fontes: iMasters e Pense Emprego.