Faculdade reconhecida pelo MEC

Saiba se uma faculdade é reconhecida pelo MEC

icone calendario02.10.2014 - 10:23

Tem dúvidas sobre cursos reconhecidos pelo MEC? Credenciada, autorizada ou reconhecida. O que significa cada uma dessas nomenclaturas segundo o Ministério da Educação do Brasil?

 

Para credibilidade do diploma, o reconhecimento do MEC é essencial.

Para credibilidade do diploma, o reconhecimento do MEC é essencial.

Para ter maior segurança ao ingressar no curso superior, é necessário que o estudante consulte a lista de faculdades autorizadas pelo MEC – Ministério da Educação, que garante a credibilidade das instituiçãos de ensino superior, assim como quais são os cursos reconhecidos pelo MEC. Mas ainda existem muitas dúvidas quanto à diferença entre o credenciamento, o reconhecimento e a autorização. Nós vamos te ajudar a tirar essas dúvidas, usando como exemplo a Faculdade AIEC que tem cursos reconhecidos pelo MEC. Veja a seguir.

 

Credenciamento e Recredenciamento

O credenciamento se refere à instituição e não ao curso. Para poder iniciar suas atividades, é necessário que toda instituição de ensino superior, primeiramente, solicite o seu credenciamento junto ao MEC. É nesse momento que elas serão credenciadas como faculdade, centro universitário ou universidade. Para cada um desses credenciamentos existem regras específicas.

Como saber se a instituição é credenciada?

Acesse, no site do Ministério da Educação, a página do e-mec.

Selecione o estado e a cidade que deseja pesquisar. Você também pode filtrar a pesquisa por faculdades presenciais ou a distância. Confira o exemplo:

Página do e-mec, no site do Ministério da Educação.

Página do e-mec, no site do Ministério da Educação.

 

Autorização

Mesmo sendo credenciada, a instituição precisa da autorização do MEC para oferecer um curso de graduação, ou seja, neste caso o curso é que deve ser autorizado pelo MEC. As universidades e centros universitários têm certa autonomia para isso, mas devem seguir algumas regras específicas.

Como saber se um curso de uma instituição é autorizado pelo MEC?

Acesse novamente, no site do Ministério da Educação, a página do e-mec.

Selecione o estado e cidade que deseja pesquisar. Procure o nome da instituição e clique sobre ele. Abrirá uma nova janela onde estarão os detalhes da instituição. Na parte superior deste quadro, clique na aba “Graduação” e confira a lista de cursos autorizados pelo MEC. Veja o exemplo:

 

Página do e-mec, no site do Ministério da Educação.

Página do e-mec, no site do Ministério da Educação.

Reconhecimento e renovação de reconhecimento

Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas. Ele deve ser solicitado pela IES quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária.

Por exemplo, em 8 de novembro de 2013, por meio da Portaria nº 566, o MEC renovou o reconhecimento do curso de Administração da Faculdade AIEC.

 

Você sabia?

A Faculdade AIEC

– foi a primeira Faculdade de Administração via internet do Brasil;

– tem outros dois cursos on-line autorizados pelo MEC;

– oferece cursos superiores sem a obrigatoriedade de presença diária em sala de aula;

– mantém a qualidade dos melhores referenciais de ensino presencial do Brasil;

– tem um sistema de ensino que se baseia em sofisticada tecnologia educacional, operada por profissionais altamente capacitados;

– no Brasil, é a única faculdade de ensino a distância que possui a certificação ISO 9001;

Conheça mais sobre a Faculdade AIEC clicando aqui.

E então, esclareceu suas dúvidas sobre esse assunto? Se ainda restaram alguns, deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou no Facebook.

 

Fonte: Ministério da Educação.