Sites de bibliotecas disponibilizam livros on-line para consulta gratuita

icone calendario20.05.2015 - 14:30

Todos os dias convivemos com os benefícios que a internet trouxe para o mundo moderno. Estamos cercados de novas informações constantemente. Notícias que antes demorávamos a ter conhecimento, hoje acompanhamos em tempo real.

Dentre todas as vantagens que a tecnologia e a internet oferecem, o acesso a informações para obter maior conhecimento pode ser considerada uma das mais importantes. Hoje, podemos ler o conteúdo de um livro sem estar com ele nas mãos, mesmo que sua versão original esteja fisicamente em um país do outro lado do mundo.

Diversas bibliotecas em todo o planeta têm algumas obras de seu acervo digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente para consulta livre pelo público.

biblioteca

Confira a seguir uma seleção feita pelo site Universia de 25 links de bibliotecas virtuais que disponibilizam livros on-line:

 

1- Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UEPB: Confira mais de 8 mil obras e cordéis.
2 – Bibliomania: Encontre livros e estudos grátis.
3 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) contém livros, revistas, documentos, e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.
4 – Biblioteca da Universidade Nacional de Córdoba: A biblioteca oferece grande diversidade de disciplinas, entre elas uma cátedra interdisciplinar voltada ao estudo da obra do escritor José Saramago.
5 – Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ: O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.
6 – Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano: Conta com conteúdos das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Portugal e outros países iberoamericanos.
7 – Biblioteca Digital do Museu Nacional: Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.
8 – Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal: Para os estudantes e profissionais da área de Direito, esta é uma ótima fonte de pesquisa para documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse para a área.
9 – Biblioteca Mundial Digital: Reúne documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo.
10 – Biblioteca Nacional da Colômbia: Obras para ler on-line e em versões para celulares e tablets.
11 – Biblioteca Nacional Digital Brasil: Com mais de 700 mil arquivos, conta com artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.
12 – Biblioteca Nacional Digital de Portugal: Confira obras históricas digitalizadas.
13 – Biblioteca Online SEBRAE: Encontre obras sobre o empreendedorismo e negócios profissionais.
14 – Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul: Veja obras e artigos científicos de universidades públicas do Rio Grande do Sul, no Brasil.
15 – Biblioteca Virtual nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação: Encontre diversos artigos sobre as duas áreas disponibilizados pela Universidade Federal de Santa Catarina.
16 – Coleção Aplauso: Leia biografias de diversas personalidades.
17 – Gallica: Veja obras digitalizadas de uma das maiores bibliotecas da França.

18 – Open Library: Mais de 1 milhão de livros online grátis!
19 – Project Gutenberg: Reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.
20 – Sun Site (California – Berkeley): Confira a biblioteca da Universidade de Berkeley.
21 – The Free Library: Veja revistas, jornais e livros totalmente gratuitos. Além disso, o site permite a busca por ano de publicação, categoria e autor.
22 – The Online Books: Confira o Acervo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
23 – Universia Livros: Confira mais de 1.500 livros para download gratuito.
24 – Virtual Books: Livros on-line do mundo todo.
25 – Wikilivros: Confira livros disponibilizados pela comunidade de colaboração mútua da Wikipedia.
Fonte: Universia

 

Você gosta de ler e pesquisar? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br