Você sabe em qual período do dia sua produtividade aumenta?

icone calendario15.01.2015 - 09:44

A produtividade é um fator importante para as empresas. Até mesmo os que trabalham por conta própria ou simplesmente cuidam da casa e dos filhos estão sujeitos a necessidade de uma boa produtividade. Muita gente sabe que há momentos do dia em que nos sentimos mais dispostos a trabalhar. Inclusive, um conselho dos especialistas é que deixemos as atividades mais complexas e que dispensam maior atenção para esse período.

 produtividade

Um artigo publicado pela empresa especializada em recrutamento Robert Half coloca uma questão que talvez seja a sua dúvida agora: em que período do dia eu sou mais produtivo? Para responder essa pergunta, o artigo reuniu conselhos que estão no livro “Evernote: The Unofficial Guide to Capturing Everything and Getting Things Done” do autor americano Daniel Gold.

 

Para te ajudar a reconhecer o seu momento mais produtivo, vejamos as dicas a seguir.

 

1. Observe a rotina de um dia flexível

A dica é aproveitar um dia de home office ou um que não há hora certa para chegar ou sair do trabalho para observar. Se você tem filhos, ele aconselha que esse teste seja feito quando eles não estiverem presentes.

 

2. Monitore seu tempo

O autor explica que para usar melhor o tempo é necessário observar como você está usando ele hoje. Comece anotar as atividades que faz durante o dia e como se sente ao realizá-las. Também anote quanto tempo gastou em cada uma das tarefas.

 

3. Analise as anotações realizadas

Provavelmente você identificará padrões de comportamento que poderão te ajudar a enxergar as falhas. Você pode observar, por exemplo, que demorou muito para fazer uma atividade simples, levantando-se muitas vezes da mesa por estar mais disperso. Ao mesmo tempo, pode ser que você tenha cumprido uma atividade mais complexa em pouco tempo por se sentir mais disposto a fazê-la.

 

sono4. Relembre o passado

Tente relembrar de outra época de sua vida em que você tinha mais tempo disponível. Pense se nessa época você reclamava muito de acordar cedo ou se fazer trabalhos da faculdade de madrugada era muito difícil. Observando esses detalhes compare com sua rotina atual e tente identificar o que pode ser melhorado.

 

5. Pergunte aos colegas

Quem convive sempre com você provavelmente saberá em qual período do dia é melhor tratar certos assuntos. Isso pode demonstrar seu humor e capacidade de raciocínio em determinados horários. Por exemplo, pode ser que ao final do dia o cansaço atrapalhe sua disposição ou até mesmo no início na manhã quando ainda está sonolento.

 

 

O que achou do assunto? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Work Life Robert Half