Você sabia que escrever um diário contribui para seu sucesso profissional?

icone calendario12.04.2016 - 17:43

Escrever um diário não é necessariamente coisa de criança e nem mesmo de meninas. Hoje, alguns especialistas em carreira percebem os benefícios de se ter o hábito de registrar acontecimentos do cotidiano. Todo profissional enfrenta desafios novos todos os dias, ultrapassa barreiras, obtém resultados, vive novas experiências. Para aqueles que se preocupam em ter uma carreira bem-sucedida, a autoanálise e o acompanhamento de resultados pessoais são importantes, e nesses momentos o diário pode ser uma boa ferramenta.

Veja a seguir alguns exemplos de como você pode usar o diário em prol do seu sucesso profissional.

 

1. Use para melhorar a forma como você se expressa

Ao escrever o diário, você poderá treinar a forma como se expressa em palavras. Além disso, com o tempo, você aperfeiçoará seu modo de expressar sentimentos, o que pode contribuir para o desenvolvimento de sua habilidade de se impor no ambiente de trabalho.

2. Use para refletir

Mantendo o hábito de relembrar o dia e fazer uma análise sobre ele, com o tempo, o ato de refletir será um hábito que poderá acontecer até durante o dia, em meio às situações que acontecem rotineiramente. Um dos benefícios da reflexão é ser capaz de reavaliar seus atos, antes de exercê-los, o que resultará em atitudes melhores e mais assertivas. Assim, cada vez mais, seus atos serão reconhecidos por seus superiores como positivos.

3. Use para se conhecer

O diário será uma ferramenta muito melhor se você tiver o hábito de ler o que escreveu. Ao final de um ano, por exemplo, você poderá perceber quais são suas maiores dificuldades e também qualidades. Quando o profissional sabe exatamente seus limites, isso se reflete positivamente sobre sua carreira.

Concept: Successful business trend. Happy talented businesswoman

4. Use para registrar seus objetivos e acompanhar a evolução deles

Como vimos antes, é importante reler o que se escreve. Ao fazer isso você poderá perceber os avanços sobre suas metas e reconhecer se seus objetivos estão sendo cumpridos ou se é necessário redesenhar a rota.

5. Use como forma de registro

O diário também é um ótimo registro sobre  sua vida. Você poderá consultá-lo para lembrar-se de momentos bons e ruins. E, muito provavelmente, será possível perceber quando os fatos ruins são resolvidos, o que trará renovação e motivação na busca de seus objetivos profissionais e pessoais.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, quais atitudes você tem tomado para conquistar seu sucesso profissional? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Universia | Natália Rosin [com adaptações].