Mulheres na tecnologia: conheça 5 revolucionárias

icone calendario16.03.2016 - 17:38

A tecnologia mudou a sociedade e algumas mulheres tiveram papéis importantíssimos nessa revolução. Na área tecnológica, ainda hoje, vemos muitos homens exercendo as funções principais e na ciência é o mesmo cenário. Contudo, mesmo não sendo a maioria, as mulheres marcaram seu espaço sendo responsáveis por criações tecnológicas inovadoras e essenciais na atualidade. Você pode conhecer um pouco sobre essas mulheres na tecnologia, a seguir.

 

Ada-Lovelace1. Ada Lovelace – algoritmo considerado base para o computador de hoje

Filha do poeta Lord Byron, Ada Lovelace criou um algoritmo matemático para ser utilizado na máquina analítica de cálculo de números de Bernoulli. Esse algoritmo é considerado o primeiro adaptado especificamente para a implementação em um computador, o que faz Ada ser citada muitas vezes como a primeira programadora do mundo.

 

Hedy-Lamarr2. Hedy Lamarr – sistema de comunicação sem fio que serviu como base para a atual telefonia celular

Além de atuar em filmes de Hollywood, Hedy Lamarr, em parceria com o inventor George Antheil, criou um sistema de comunicação que era usado para ajudar aliados a combater nazistas na Segunda Guerra Mundial. O invento era capaz de enviar mensagens secretamente, usando um código inquebrável que evitava a interceptação dos inimigos.

 

Yvonne-Brill3. Yvonne Brill – sistema de propulsão para manter satélites em órbita

A criação de Yvone Brill até hoje continua a ser o padrão da indústria para naves espaciais não tripuladas. Além disso, é usada por satélites que lidam com o serviço telefônico em todo o planeta. Depois de fazer uma pausa de oito anos dedicados à criação dos filhos, Brill se dedicou a esse trabalho que resultou no merecimento da Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, entregue pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Na ocasião, ele disse que “os satélites, usando sua invenção, formam a espinha dorsal da rede de comunicação mundial”.

 

Marie-Van-Brittan-Brown4. Marie Van Brittan Brown – sistema de monitoramento por câmeras

Preocupada com os problemas de segurança de seu bairro, em 1966, Marie idealizou, juntamente com seu marido, Albert Brown, um sistema que monitorava um ambiente, mostrando imagens em um monitor. A ideia inicial era ser utilizado em casas, mas logo foi adotado por empresas. A invenção rendeu um prêmio do Comité de Ciência Nacional dos Estados Unidos.

 

Grace-Murray-Hopper5. Grace Murray Hopper – COBOL, linguagem de programação de alto nível

Grace programou um computador da IBM utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, criou um compilador capaz de traduzir instruções do inglês para o idioma do computador de destino e, além de tantas outras contribuições, liderou a equipe responsável pela criação do COBOL (Common-Oriented Business Language), a primeira linguagem de programação de alto nível.

 

logo-aiec-facebook

AIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

E então, você conhece a história de outras mulheres na tecnologia? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame [com adaptações].