Profissionais com expertise financeira são demandados pelo mercado

icone calendario12.07.2013 - 08:02

expertise-financeira

Com campo de atuação amplo, profissionais da área de finanças encontram boas oportunidades de emprego, haja vista que praticamente todas as empresas contam com um departamento financeiro. O profissional pode atuar na área de planejamento, traçando estratégias importantes para contribuir com o desempenho da empresa; na controladoria, gerando informações decisivas para tomadas de decisões; ou no controle de caixa, gerenciando lucros e custos.

Entre os locais que mais demandam profissionais da área financeira, destacam-se empresas de consultoria, instituições bancárias e de créditos, comércio, corretoras de valores, além de órgãos do governo federal, como a Controladoria Geral da União, Tribunais de Conta e Receita Federal. Para quem atua com finanças, o momento é favorável, já que a demanda por profissionais do setor financeiro tem crescido.

Segundo estudo realizado pela Ernst & Young, os CFOs (Chief Financial Officer) estão em alta no mercado. A pesquisa, realizada com 800 CFOs, apontou que 79% dos entrevistados estão sendo muito requisitados para ocupar posições de destaque devido à experiência na área financeira. Para o vice-presidente de Mercados da Ernst & Young, Mauro Terepins, as empresas necessitam de profissionais com habilidade nas áreas de custos, riscos e gerenciamento de capitais. O estudo revelou ainda que os CFOs assumem cargos de conselho com idade mais jovem do que há uma década. A maioria dos profissionais que assumiu posições tem idade entre 40 e 49 anos.

De acordo com o vice-presidente de Mercados da Ernst & Young, os recrutadores procuram profissionais que tenham conhecimento técnico profundo em áreas como fusões e aquisições de mercado de capitais. Por essa razão, quem deseja atuar a área financeira e obter reconhecimento na carreira deve investir em cursos de capacitação. A Faculdade AIEC oferece o MBA em Finanças, voltado para capacitar profissionais que queiram atuar na área financeira como gestores de fundos e de carteiras, executivos de empresas e de bancos ou consultores de investimentos.

O curso é oferecido na modalidade semipresencial, na qual o aluno realiza estudos individuais no sistema on-line e avaliações presenciais. No total, são apenas três encontros: dois, para realização de provas e um, para apresentação de trabalho final (TCC) à banca organizada pela AIEC.  Realizado no período de três semestres, o curso aborda disciplinas como Matemática Financeira, Contabilidade Avançada, Planejamento e Gestão Orçamentária, Estatística Aplicada e Project Finance. Saiba mais sobre o curso de MBA em Finanças.

Fonte: Ernst & Young