Saiba o que faz um analista financeiro

icone calendario15.04.2015 - 13:27

As previsões para quem trabalha no setor financeiro são promissoras. Baseando-se em pesquisa realizada pela empresa especializada em recrutamento, Robert Half, a revista Exame afirma que nos próximos anos, “as áreas valorizadas são as que lidam diretamente com o controle de caixa, como setores de planejamento financeiro, controladoria e custos”, onde atuam especialmente os profissionais de finanças.

Se você se interessa por essa área, entenda melhor o que faz um analista financeiro nos tópicos a seguir.

 

Resumo das tarefas

O Guia de Profissões do site especializado Catho explica, de forma resumida, a função do analista financeiro:

Realiza o planejamento de toda a rotina financeira, acompanha recebimentos e pagamentos efetuados, analisa fluxo de caixa e elabora projeções de faturamento, a fim de identificar melhorias no desempenho econômico-financeiro da empresa.

 

Habilidades necessárias

Darrin Kerr, CFA sócio na FK Partners, considera também esses pontos como características essenciais:

– ter compreensão profunda da contabilidade financeira;

– saber ler as demonstrações financeiras a fim de visualizar plenamente as perspectivas de uma oportunidade de investimento;

– desenvolver habilidades de avaliação e modelagem financeira.

 

Características do profissional

Kerr também ressalta itens como:

– ter curiosidade intelectual e fortes habilidades analíticas;

– ser capaz de comunicar de forma clara, através de todos os canais, incluindo e-mails, relatórios, apresentações, telefonemas, reuniões etc.; e

– se for trabalhar no mercado financeiro, o conhecimento sobre mercado de capitais e fluência em inglês são muito importantes.

 

Como ser notado

Essa é a dica da Revista Exame:

“Profissionais que vão além das atividades do dia a dia, que se integram com outras áreas e buscam ter uma visão geral da empresa onde trabalham são os mais procurados”.

 

Possibilidades de carreira do Analista Financeiro*

Analistas de Buy Side: Fornecem consultoria para investimento exclusivamente para os gestores do recurso no fundo de investimento em que trabalham.

Analistas de Sell Side: Também conhecidos como analistas conselheiros, seu trabalho é emitir opiniões sobre todo o universo das empresas em que fazem cobertura para os Analistas de Buy Side e gestores de carteira.

Investment Bankers: Aconselham as empresas sobre as atividades de finanças corporativas, fusões e aquisições, reestruturações, aquisições de ativos e vendas.

Investidores Private Equity / Venture Capitalist: Diferentemente de um Investment Banker, que presta serviços de consultoria por uma taxa, um analista de Venture Capital é um investidor.

Analistas de Crédito: Os analistas de crédito avaliam a qualidade de crédito dos requerentes de crédito (clientes ou potenciais clientes).

Profissionais de Project Finance: Analistas de Project Finance trabalham com o financiamento e desenvolvimento de projetos para fins específicos, como energia, transporte ou infraestruturas sociais (escolas, biblioteca etc.).

*Informações da Revista Exame. Autor Darrin Kerr.

 

gestao-financeiraSe você está em busca de educação profissionalizante adequada ao mercado de trabalho, a AIEC lhe oferece o melhor: o curso para Tecnólogo em Gestão Financeira. Em nosso curso, você desenvolverá habilidades fundamentais ao mercado de trabalho atual. O currículo e a metodologia de aprendizado exclusivos da AIEC são semelhantes a importantes programas de universidades reconhecidas internacionalmente.

Este curso está disponível para o Brasil e também para o Exterior. Confira!

 

Você conhece outras funções executadas por um analista financeiro? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame | Na prática | Catho | Darrin Kerr