Saiba quais são as áreas de TI em destaque no Brasil

icone calendario16.07.2014 - 10:12

Cada vez mais as empresas têm visto a tecnologia como estratégia para o crescimento. Assim, o setor de TI pega carona no mercado aquecido de todos os outros setores. Profissionais qualificados têm espaço certo.

 

É fácil perceber que nos últimos anos houve uma explosão do uso da internet, tanto em computadores do tipo desktop, como nos smartphones, tablets e notebooks. Assim, o setor de Tecnologia da Informação tem sido um dos mais promissores e importantes da economia e há áreas específicas onde o crescimento é evidente. Se você está pensando em seguir essa carreira, confira a seguir algumas áreas que o Blog da AIEC selecionou para você conhecer e, quem sabe, atuar. São 5 áreas promissoras e outras 5 que já estão em destaque atualmente.

 

Áreas que devem crescer no Brasil

Com base em informações da MSA Recursos Humanos, confira 5 áreas que poderão se destacar.

1. Cloud computing e mobilidade

O termo Cloud Computing ou computação em nuvem, refere-se à capacidade de armazenamento de arquivos na internet, sem a utilização de suportes físicos. Um dos principais benefícios dessa tendência é facilitar o compartilhamento de informações e diminuir a necessidade de um local adequado para o conservação de uma grande quantidade de dados. Assim, a computação na nuvem é, sem dúvidas, uma das maiores tendências deste e dos próximos anos, já que a área de TI deve encontrar alternativas aos modos tradicionais de armazenamento e de desenvolvimento de infraestrutura.

2. Segurança da Informação

Essa área de TI é responsável pela manutenção de sistemas, desenvolvimento e implementação de políticas, planos e equipamentos para  A proteção de dados e outros recursos virtuais de uma empresa. A Segurança da Informação é essencial em uma era digital em que todos os indivíduos e empresas estão vulneráveis. O especialista desse setor ganha destaque em grandes empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras, por exemplo.

 3. Big Data

Em tecnologia da informação, Big Data (“megadados” em português) refere-se a um grande armazenamento de dados e maior velocidade. A maioria dos programas estatísticos não suporta o processamento de grandes quantidades de informação e, por isso, essa área de TI é muito importante para diversos setores da economia, como instituições financeiras, operadoras de Telecom, fornecedores de energia, redes de varejo e consultorias.

4. Gameficação

Também conhecida como Ludificação, a Gameficação é uma estratégia desenvolvida para incentivar a interação dos usuários de sites e aplicativos. É a adição de técnicas e mecânicas de jogos a diferentes plataformas para fazer com que as pessoas se divirtam por meio de competições. Além disso, gamificar um site também é interessante para utilizar a predisposição psicológica humana de se engajar em jogos para engajar usuários facilitando a navegação e ajudar na resolução de problemas.

 5. Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT)

Esta é uma revolução tecnológica que representa a evolução da computação e tem como objetivo estabelecer uma interação entre objetos inteligentes por meio da Internet. A Internet das Coisas, como é conhecida, representa mais do que apenas a comunicação entre objetos antes inanimados, ela é amplamente utilizada como ferramenta eficiente de serviço aos clientes.

 

Áreas que já são valorizadas no Brasil

1. Administração de Banco de Dados

É o segmento que cuida de todas as informações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de instituições financeiras, por exemplo, esses dados incluem nomes de clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes corporações.

Salário médio para iniciante: 2.400 reais

Salário médio no topo da carreira: 8.200 reais

2. Arquitetura da Informação

É responsável por planejar a estrutura dos mais variados serviços na área de TI. Isso inclui projetar produtos tão diferentes quanto a infraestrutura de um banco de dados e a organização das informações que serão apresentadas por um site.

Salário médio para iniciante: 2.800 reais

Salário médio no topo da carreira: 10.500 reais

3. E-Commerce

É uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo.

Salário médio para iniciante: 2.900 reais

Salário médio no topo da carreira: 15.000 reais

4. Programação

Os profissionais da área são responsáveis por transformar códigos compreensíveis apenas por computadores em programas que podem ser utilizados por usuários que não tem qualquer conhecimento técnico. As diversas linguagens de programação existentes – como C, .NET e PHP – abrem as portas para muitas possibilidades de especialização.

Salário médio para iniciante: 1.600 reais

Salário médio no topo da carreira: 9.300 reais

5. Sistemas

É a área responsável pelo planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de uma empresa. Seus profissionais também podem atuar como consultores em outras áreas, orientando os demais colaboradores a instalar e utilizar softwares.

Salário médio para iniciante: 2.000 reais

Salário médio no topo da carreira: 15.500 reais

 

Fonte: Site Futurecom, Revista Veja, MSA Recursos Humanos e Universidade Federal Fluminense Tech.