Antes de escolher sua pós-graduação, responda essas perguntas

icone calendario15.04.2016 - 18:06

Estudar é sempre um benefício e muitos profissionais buscam a pós-graduação para servir como a alavanca que os levará diretamente para níveis mais altos na carreira. E não tão simples assim. Ao escolher uma pós-graduação é necessário levar diversos fatores em consideração e analisar se é mesmo o melhor momento, o melhor curso, os melhores horários para as aulas, etc. O profissional que não se atenta a esses diversos fatores, corre o risco de tornar a pós-graduação um fardo, onde se gasta tempo e dinheiro, sendo o resultado frustrante.

Ao ouvir o especialista Carlos Felicíssimo, sócio do Group4, o site Exame afirma que “se a decisão [pela pós-graduação] for rigorosamente pesada e planejada, o retorno para a sua carreira pode ser imenso. Mesmo que vagas ou promoções não apareçam imediatamente, os conhecimentos adquiridos no curso podem servir como trampolim para agarrar oportunidades a médio prazo”. Desse modo, confira a seguir um roteiro de perguntas publicado pelo site que pode servir como guia para escolher um curso.

 

1. Por que eu quero fazer uma pós-graduação?

“A pós-graduação precisa atender a um objetivo específico de carreira, como trazer uma determinada competência que está fazendo falta para você neste momento”, diz Felicíssimo. Se você quer só acrescentar mais um item “bonito” no currículo, repense sobre isso.

2. Estou realmente disponível para o compromisso?

É necessário considerar não só o valor a ser investido, como também o tempo, a vida familiar, a concentração e a energia que será direcionada para o curso. Se você não estiver com a disposição necessária, os conhecimentos não serão absorvidos como deveriam e de nada adiantará o curso.

 

3. Vou aplicar o conhecimento adquirido?

É importante saber que o conhecimento adquirido durante o curso poderá ser praticado, mesmo que seja um pouco depois do curso, por exemplo no caso de uma promoção consecutiva. É difícil traduzir o aprendizado se ele ficar somente no âmbito da sala de aula.

 

4. Preciso de um curso na minha área de formação original ou devo buscar algo novo?

Na maior parte das vezes, recomenda-se que pessoas no início da carreira busquem cursos que reforcem o aprendizado da mesma área de formação. Já para os mais experientes e que já tem outras especializações, recomenda-se cursos de gestão e liderança, por exemplo. Pode ser um novo caminho, mas que poderá ser aplicado no dia a dia positivamente.

 

5. Qual modalidade de pós-graduação é mais indicada para mim?

Diferente do que se acredita há muitos anos, o especialista Rafael Souto, afirma que nem sempre as pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado) são recomendadas somente para quem quer seguir a carreira acadêmica. Segundo ele, muitas empresas estão valorizando profissionais com esse tipo de qualificação e, inclusive, oferecendo melhores salários. Porém, a modalidade lato sensu é uma boa opção para quem quer se especializar em uma determinada área com um curso um pouco menos exigente.

 

menina-com-pasta-AIEC

 

6. Qual a qualificação da instituição que oferece cursos em minha área de interesse?

Não adianta fazer o curso certo na instituição errada. Busque instituições que dominem a área do curso de sua escolha e que formam bons profissionais. Informe-se sobre ela, veja o que outros alunos acharam do curso e pesquise sobre sua metodologia de ensino.

 

7. Quais são as próximas tendências no meu campo de atuação?

Segundo Souto, cada profissão tem suas tendências e você deve conhecê-las. “É importante que o tema da sua pós-graduação esteja afinado com as dinâmicas mais recentes na sua área. Faça uma leitura do seu mercado, converse com pares e consultores e pesquise cases de profissionais de sucesso”, recomenda o especialista.

 

MBA a distância

A Faculdade AIEC oferece o curso MBA em Finanças na modalidade a distância. Saiba mais sobre ele, uma pós-graduação para quem quer fazer um investimento concreto na carreira, clique aqui.

 

logo-aiec-facebook

AIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça outros cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está preparado para escolher seu curso de pós-graduação? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame [com adaptações].