Saiba quais são as oportunidades profissionais para a área de finanças

icone calendario10.09.2014 - 15:37

Pesquisas apontam que faltam profissionais na área de finanças e contabilidade em diversos países, inclusive no Brasil.

business concept

Se você tem facilidade em lidar com números e se interessa pela área de finanças, pode ser que investir nesta carreira seja uma boa ideia, pois as oportunidades de emprego não serão um problema. Segundo a Robert Half, empresa mundial de recrutamento especializado, 63% dos executivos financeiros brasileiros ouvidos em uma pesquisa pretendem aumentar seu quadro de funcionários.

Mas para atuar nesta área é necessário dedicação. Especialistas indicam que experiência e formação adequada são essenciais. Em matéria para o site Exame, Daniel Levy, Diretor Financeiro da Johnson & Johnson para América Latina, afirmou que “esta é a melhor hora para trabalhar em finanças no Brasil”. Contudo, na mesma matéria, Virginia Izabel, Coordenadora Técnica do Programa de Especialização em Finanças da Fundação Dom Cabral afirma que “em finanças, não existe espaço para achismos. A formação técnica precisa ser impecável”, sendo assim é necessário investir em bons cursos, independente de ser uma graduação ou um MBA.

A pesquisa da Robert Half também revelou que é um momento interessante para profissionais juniores ou de base. Além disso, afirma que há muitas oportunidades para os cargos de analista, coordenador, especialista e os primeiros níveis de gestão, e também para posições gerenciais. É possível encontrar vagas abertas e também ter boa remuneração.

Fique de olho nas vagas de emprego que o Blog da AIEC seleciona semanalmente. Clique aqui.

Saiba qual o perfil demandado pelas empresas e os salários da área de finanças. Clique aqui.

 

Setores com maior oferta de emprego

– serviços, com ênfase nas operadoras de cartão de crédito e internet;

– infraestrutura;

– bens de consumo e de capital;

– indústria farmacêutica;

– agronegócio;

 

Boas Oportunidades

Gestão de Riscos Financeiros

Edison Ticle, Diretor Financeiro da Minerva, frigorífico paulista, afirma que a Gestão de Riscos Financeiros  “é, sem dúvida, um setor em alta”. Após algumas crises vividas por grandes empresas como Sadia e Aracruz, os profissionais que atuam nesta área estão sendo mais bem-vistos pelo mercado de trabalho.

 

Auditoria e Controladoria

O número de empresas no país recrutando auditores para investigar suspeitas de fraude e corrupção aumentou. Segundo o site Exame, “esse mercado de investigação tem crescido no Brasil e no mundo, dando também mais oportunidade de trabalho a profissionais com diversas formações”.

 

Relação com Investidores

O crescimento do mercado de capitais no Brasil, favorece a atuação de profissionais que fiquem responsáveis pelo relacionamento com os investidores. Este profissional deve preparar-se para ter uma formação muito boa em finanças e dominar outros idiomas.

Fontes: Robert Half e Exame.