Trabalhando nos ares e com os pés no chão

icone calendario15.08.2014 - 09:26

Fábio da Cunha Costa Cruz, aluno do sétimo semestre de Administração pela Faculdade AIEC, é piloto da Gol Linhas Aéreas. Para realização do curso, ele precisou estudar e enviar os trabalhos de diversos lugares diferentes, usando um computador com acesso à internet.

 

A edição da Revista Ideias em Gestão do mês de julho é especial. Ela reúne histórias de diversos alunos da Faculdade AIEC que estão espalhados em quatorze polos diferentes no Brasil, em Angola, em Moçambique e no Japão. A primeira contada aqui no Blog, é a história de Andrezza Ribeiro (confira clicando aqui). Hoje, você vai conhecer a de Fábio Cruz. Ele contou sobre sua vida de aluno, piloto e empresário. Para ler os depoimentos na íntegra, acesse a versão virtual da Revista em www.aiec.br/revista.

 

O primeiro contato

Foi um amigo de Fábio que apresentou a AIEC. Preocupado em solucionar um Estudo de Caso, parte da metodologia de avaliação da AIEC, esse amigo deixou Fábio animado em conhecer a Faculdade AIEC, quando falou sobre a plataforma e a metodologia de ensino.

 

A trajetória de estudos

Fábio conclui o ensino médio em 1979. Em seguida, ingressou no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Católica de Belo Horizonte, mas não concluiu pois mudou-se para Porto Alegre (RS). Foi na nova cidade que ele fez o curso de aperfeiçoamento para pilotos comerciais.

Próximo de completar 50 anos, ele decidiu fazer um curso superior. Cursar presencialmente não era uma opção, visto que sua profissão não se adequa aos horários. Foi então que ele escolheu fazer um curso a distância, incentivado pelo encanto que o amigo o proporcionou ao falar da AIEC.

 

A trajetória profissional

A experiência profissional como piloto é extensa. Sete anos na Gol, vinte anos na antiga Varig e por dois anos voou pela Holanda, na KLM/Transavia. Hoje é comandante de um Boeing e já foi também da linha internacional. Também exerceu funções administrativas e foi instrutor de voo e checador de pilotos. Saindo dos ares, juntamente com sua esposa, é proprietário de uma loja de roupas femininas, a LB presentes. A filha do casal auxilia no trabalho da loja e por isso ele e a filha cursam Administração na AIEC.

 

A experiência de estudar a distância

O piloto conta que algumas vezes, por conta de sua profissão, esteve em frente ao computador para enviar uma atividade, com uma bela paisagem do Caribe ao fundo e torcendo para o sinal da internet não cair, pois estava preocupado em não prejudicar os colegas de grupo.

Os estudos permitiram que ele percebesse, por exemplo, que empresas burocráticas são eficientes, entendeu o real cenário financeiro da empresa, a macroeconomia, os riscos do negócio, etc. Todo o conhecimento trazido pelo curso o ajudou na profissão de piloto, como funcionário de uma grande empresa, e na vida de empresário.

Veja as palavras de Fábio:

“Estou no sétimo período do curso. Os conhecimentos que construí nesses anos ampliaram meu campo de visão e me permitem diversificar a conversa com amigos e colegas, o que ajuda a diminuir o estresse, pois nos coloca a pensar em coisas novas, aliviando assim o lado rotineiro que a atividade da aviação pode exercer.”

 

 

Screen Shot 2014-07-24 at 1.02.02 PMFábio da Cunha Costa Cruz é piloto comercial da Gol, está no sétimo período do curso de Administração da Faculdade AIEC e estuda no Polo de Belo Horizonte (MG).