Inovação

10 dicas para ajudar a liberar a inovação em você!

icone calendario24.04.2014 - 14:04

A inovação é algo que depende de alguns fatores para acontecer, como os processos, variáveis e parâmetros, para que possa ser feita de maneira racional, mensurável e gerenciável. Confira 10 dicas para fortalecer o clima de inovação na empresa e ajudam a melhorar sua carreira profissional.

1. Abandone a “Cultura do especialista”

O especialista é um profissional que tem de ter respostas para tudo e a tendência é que ele busque estas respostas em soluções já conhecidas. A inovação é fruto da mistura de informações obtidas e armazenadas na mente.

2. Menos “eu” e mais “nós”,  compartilhe

O resultado do conhecimento coletivo é muito rico, quando compartilhamos o conhecimento no ambiente de trabalho colocamos à disposição da imaginação bibliotecas variadas de cultura, aumentando a probabilidade de soluções inovadoras aparecerem.

3. Deixe as ideias amadurecerem

Registre ideias potenciais e deixe-as amadurecerem, aprofunde a pesquisa antes de expor a ideia a alguém. Verifique também se a ideia já não foi proposta anteriormente e certifique-se dos benefícios que irá gerar e a quem ira beneficiar.

4. Aprenda a questionar as verdades absolutas

Inovar é questionar paradigmas criando um novo modelo mais eficaz, é preciso ter autenticidade para superar a baixa autoestima que ronda a mente, abstrair o medo da rejeição e exercitar a prática de se perguntar “Por que não?”.

5. Abandone o perfeccionismo

O perfeccionista geralmente tem uma crítica pronta para tudo e uma boa desculpa para não apresentar suas ideias, as empresas precisam de pessoas capazes de trabalhar com as ferramentas que têm à mão.

6. Seja e permaneça autêntico

Empresas inovadoras buscam pessoas autênticas com alto nível de compromisso e com a excelência e vontade de fazer algo extraordinário.

7. Sintonize

Estar em sintonia com a organização implica em conhecer suas diretrizes estratégicas e se alinhar a elas, e não precisar colocar obrigações e prazeres na balança, pois o prazer é maior.

8. Clima organizacional favorável

Não basta ter todos os itens anteriores se o clima e a cultura organizacional não são favoráveis à mudança, a inovação anda junto com a mudança, que precisa ser aceita pela empresa e refletida no clima organizacional.

9. Identifique problemas

Inovações possuem um alto nível de conformidade com situações de alta insatisfação ou nas quais há um problema crônico, identifique-os e você estará a um passo de algo extraordinário.

10. Capacidade de desaprender

O conhecimento é volátil, após um determinado tempo torna-se descartável. Para inovar é preciso aprender aquilo em que muitas vezes investimos tempo e dinheiro, mas que hoje só serve para ocupar espaço na memória.

 

Fonte: Revista Melhor