Conheça 8 tecnologias do futuro

icone calendario31.03.2016 - 17:28

O rádio, a televisão, o computador, o celular, a internet. Muitas tecnologias como essas surgem ao longo dos anos e que são capazes de mudar significativamente o modo de vida das pessoas. Como explica o site Exame, um usuário do Google já utilizava, em 2012, modelos similares ao poder tecnológico que possibilitou a ida dos astronautas da NASA para a Lua em 1969.  E a tendência é que esse crescimento não pare.

Prevendo isso, Vicente Goetten, diretor da Totvs Labs, listou algumas “tecnologias do futuro” que também devem mudar significativamente a vida das pessoas, numa estimativa de até o ano de 2020. Confira.

 

1. Inteligência artificial

Segundo o site TecMundo, Inteligência Artificial (AI) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Essa tecnologia já é tendência entre as empresas do Vale do Silício e promete trazer benefícios para setores como saúde, serviços financeiros, manufatura varejo, entre outros.

 

2. Bitcoins e Blockchain

Segundo o site Uol, Bitcoin é uma das mais famosas criptomoedas (moeda cujas operações são protegidas com criptografia) e surgiu em 2009. O código principal foi desenvolvido por um homem chamado Satoshi Nakamoto, que recebeu contribuições de diversos programadores. Essa moeda dá mais segurança às transações e não podem ser falsificadas. “A ferramenta soluciona um problema antigo do mercado financeiro: registrar ativos, mantê-los atualizados e disponibilizá-los aos órgãos reguladores, e deve modificar todo o setor.”, segundo a Totvs.

 

3. Impressora 3D

Já se ouve falar da impressora 3D há algum tempo. As possibilidades que ela abre em diversos seguimentos não param de aparecer. Contudo, algumas funções que a impressora pode ter ainda poderão surpreender mais. É o caso da bioimpressão de membros para o corpo humano para a criação de próteses ou transplantes, que deve aumentar até 2020.

 

4. Carros autônomos

Apesar de algumas montadoras terem agendado o lançamento de seus carros autônomos para 2020, a Totvs acredita que essa tecnologia deve ser adotada por mais montadoras somente em 2025. Segundo o site Exame, “um estudo preditivo da IHS Automotive, consultoria do setor automobilístico, informa que as pessoas não precisarão mais colocar as mãos em um volante de carro no ano de 2050”.

realidade-virtual

5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A realidade virtual coloca o usuário de aparelhos como o Oculus Rift em um ambiente totalmente virtual, com o qual ainda não se pode interagir fisicamente. A realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real. Para a Totvs, essas duas tecnologias são vistas como tendências e elas podem trazer melhorias para os setores de educação e turismo.

 

6. Biotecnologia

“Existem empresas no Brasil investindo em pesquisas na área de biotecnologia. Um ponto que tem ajudando muito é a redução do custo para se realizar pesquisas nesta área. A previsão é de que até 2018 seja mais barato decodificar o genoma de uma pessoa do que comprar um pedaço de pizza”, declarou Goetten.

 

7. Computação, Redes e Internet das Coisas

Em breve, nossos carros, nossas casas, nossos principais aparelhos domésticos e até mesmo as ruas da nossa cidade estarão conectados à Internet – a criação desta rede de objetos que é chamada de Internet das Coisas, explica a SAS, empresa do mercado de softwares e serviços de business analytics.

Para a Totvs, essa tecnologia trará benefícios para diversas áreas, como a de logística e de mapeamento.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, o que você achou das tecnologias do futuro? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame, Uol, TecMundo, SAS, Totvs.