Saiba o que é Gestão por Competências

icone calendario11.02.2015 - 15:28

Gestão por competências é uma nova forma de gerir pessoas que muito temos ouvido falar. O modelo não se limita a apenas buscar certas características em candidatos. É muito mais abrangente. Valoriza-se o perfil comportamental do colaborador, associando-o ao perfil da própria empresa. Mas, para entender melhor, vamos ver de forma resumida alguns pontos interessantes sobre o assunto.

 

Primeiramente, o que é Competência?

Como afirma a gestora Dany Novaes em artigo do Portal RH, há muito tempo atrás, no fim da Idade Média, competência era um termo usado somente como linguagem jurídica. Porém, hoje em dia isso mudou. Atualmente, o conceito de competência é utilizado de forma mais genérica, para qualificar o indivíduo capaz de realizar determinado trabalho (ISAMBERT-JAMATI, 1997).

 

E o que é Gestão?

Se olharmos no dicionário, veremos que o termo significa “administração, direção, gerência”. No mundo corporativo,  podemos dizer que gestão, além disso, é liderar um projeto, pessoas, equipes ou uma organização.

 

As três dimensões das competências

A competência pode ser dividida dessa forma:

– Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê);

– Habilidades (técnica, capacidade, saber como);

– Atitudes (querer fazer, identidade, determinação);

gestaocompetencia

Qual a vantagem da Gestão por Competências para as empresas?

O professor Elimar Silva Melo explica que “através da metodologia de Gestão por Competências, uma organização consegue identificar o potencial, o estilo, a dinâmica e os resultados que podem ser esperados das pessoas analisadas pelo projeto”. Ou seja, a empresa pode alinhar de forma muito mais eficaz o perfil de seus colaboradores com seus objetivos, alavancando a produtividade.

O professor lista outras vantagens:

– o desenvolvimento das equipes orientado pelas competências da organização;

– o gerenciamento do desempenho com base em critérios mensuráveis e passíveis de observação direta;

– a conscientização das equipes para assumirem a corresponsabilidade pelo seu autodesenvolvimento;

– entre outros;

 

Novaes ressalta que “é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional. Não haverá competência organizacional onde não houver competência profissional”. Explica ainda que “uma empresa que não possui uma gestão clara e definida poderá se confundir e perder tempo desnecessário sem conseguir estabelecer metas e objetivos claros e, ao mesmo tempo, sem utilizar a máxima potencialidade de cada profissional”.

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Fonte: Site Gestão Por Competência | Portal RH | Professor Elimar Silva Melo – Slide Share | Dicionário Michaelis