Benefícios de se ter um diploma universitário

icone calendario11.03.2016 - 16:30

Possuir um diploma universitário é um passo tão importante na vida que se tornou parte central do “sonho americano”. Ir para a faculdade, conseguir um bom emprego, comprar uma casa, criar uma família. Pode não ser sempre assim tão simples, mas tudo começa com a sua educação universitária.

Ter um diploma universitário é abrir oportunidades na vida. Ele prepara você, tanto intelectual como socialmente, para sua carreira e sua vida adulta. Os benefícios de uma educação universitária incluem oportunidades de carreira como empregos bem remunerados e mais qualificados, mas alguns estudos têm mostrado que também leva, de modo geral, à felicidade e estabilidade de modo geral.

Muitas pessoas sabem que devem frequentar uma faculdade, mas não sabem exatamente por que, ou como irão enriquecer suas vidas. Seguem abaixo alguns dos muitos benefícios de se ter um diploma universitário.

Ganhar mais dinheiro (Ter salários maiores)

Para a maioria das pessoas, a capacidade de ganhar mais dinheiro é a força motriz por trás de ir para a faculdade. Um diploma universitário, bacharelado, mestrado ou doutorado, é o caminho mais comum para as carreiras que exigem competências mais sofisticadas e oferecem salários mais elevados.

Estudos mostram que os graduados universitários ganham significativamente mais dinheiro ao longo da sua vida do que aqueles com apenas ensino médio.

De acordo com um relatório nacional divulgado pela Diretoria da Associação de Educação Executiva Estado Superior (sheep.org) – EUA, os graduados do ensino médio ganham uma média de US $ 30.000 por ano. Graduados bacharéis ganham uma média pouco mais de US $ 50.000 por ano. E aqueles com nível mais elevado (mestrado, ou doutorado), ganham em média, US $ 70.000 por ano. Isso representa em uma diferença significativa nos ganhos ao longo da vida.

O lucro potencial varia de acordo com o campo em que se trabalha. Por exemplo, um mestrado em educação ou em enfermagem não vai proporcionar os mesmos rendimentos como um mestrado em engenharia ou de administração. Porém, as áreas de educação e de enfermagem são, de longe, as que possuem uma maior demanda. Se você entrar em um desses campos, é provável que encontre um bom emprego em algum lugar – mesmo que não pague tão bem quanto um emprego na área de engenharia ou de negócios.

Há ainda uma disparidade de renda no gênero e raça. Os homens brancos tendem a ganhar mais do que suas contrapartes não brancas do sexo masculino. Mas em relação a todos gêneros e dados demográficos raciais, potencial de ganhos ainda aumenta dramaticamente com um diploma universitário.

Benefícios para você e sua família

Obviamente, ter uma maior renda é um dos principais benefícios de ter um diploma universitário. Acontece que a maioria dos empregos que exigem um diploma de nível superior (bacharel, mestrado ou doutorado) também tendem a oferecer mais benefícios. Isso pode incluir cuidados de saúde, investimento de aposentadoria, viagens e outras regalias. Estes tipos de benefícios raramente são oferecidos para empregos de nível médio.

Parte da razão dos benefícios serem tão importantes é porque eles oferecem estabilidade para as família, especialmente no caso dos cuidados de saúde. Eles são chamados de benefícios, mas na realidade, eles são uma parte vital do salário das pessoas. Em alguns casos, o valor dos benefícios supera mesmo salário líquido de um empregado.

Os benefícios de uma educação universitária também se estendem para além gerações. Famílias de graduados universitários geralmente têm melhor situação econômica e social. Mas também é mais provável que a próxima geração de crianças vai frequentar a faculdade. Então você pode olhar para ele como um investimento no futuro da sua família.

Melhores oportunidades de carreira

Conquistar um diploma universitário é o caminho mais comum para uma carreira melhor. Ao entrar na faculdade, nem todo mundo sabe o que quer fazer quando crescer, mas a maioria sabe que eles querem ter um trabalho melhor, não apenas aquele que vai pagar mais, mas aquele em que eles estarão mais satisfeitos e seguros. Essa combinação de benefícios é o motivo de muitas pessoas fazerem o investimento de tempo e dinheiro para ir para a faculdade.

Muitas vezes isso não é necessariamente o que se vai estudar, mas o fato de que se estudou alguma coisa. Além de treinamento em um campo específico, o estudo universitário prepara os alunos a pensar analiticamente, entender assuntos complexos e comunicar suas próprias ideias críticas sobre eles. O estudo também instila habilidades cruciais como organização, autodisciplina e capacidade para executar as tarefas do início ao fim. Em outras palavras, a faculdade ajuda a moldá-lo em um indivíduo mais profissional.

Porque a faculdade dá-lhe uma ampla gama de habilidades, muitos graduados universitários acabam em campos que não são o que eles estudaram na escola. A faculdade pode abrir oportunidades inesperadas que não estão disponíveis para aqueles que não têm um diploma de graduação.

Na economia de hoje, as opções de emprego estão diminuindo para as pessoas que só têm o diploma do ensino médio. A grande maioria dos diplomados do ensino médio trabalham no setor de serviços, em empregos que pagam baixos salários e que não oferecem muitas oportunidades para o avanço. Os graduados da faculdade, por outro lado, tendem a ter competências que os qualificam para uma ampla gama de empregos em áreas que oferecem mobilidade mais para cima.

Segurança no trabalho e satisfação

Ter um diploma de graduação normalmente leva a uma melhor segurança no emprego. Vamos ser sinceros: se uma pessoa não tem uma graduação, provavelmente não é tão valiosa para o seu empregador. Por exemplo, quando a empresa precisa demitir alguém, será muito mais fácil para substituí-lo por outra pessoa que só concluíram o ensino médio.

Na verdade, uma equipe com boa formação é tão importante para algumas empresas que elas podem até pagar a mensalidade dos empregados. Isso mostra o quão valioso um diploma universitário pode ser. Ele é visto como um investimento que trará recompensas substanciais, não só para o empregado, mas para a empresa também.

Os dados mostram que em uma recessão econômica, graduados universitários são menos vulneráveis às demissões. As pessoas que mais sofrem com os cortes de empregos são funcionários de nível mais baixo que só têm diplomas do ensino médio. Não há garantias, mas quem tem nível superior será menos propenso a sofrer desemprego de longa duração.

Como um graduado da faculdade, é mais provável também que você vai gostar do seu trabalho. Todos os fatores listados acima: maior renda, emprego e melhores oportunidades direcionam para melhor satisfação no trabalho. Mas um diploma universitário, também lhe dá mais liberdade para perseguir uma carreira que lhe interessa, talvez até mesmo lhe inspira.

Um investimento no futuro

Cursar uma faculdade é um grande compromisso de tempo e dinheiro, mas também é um pré-pagamento em caso de sucesso. Obter um diploma de nível superior vai ajudá-lo a realizar seus objetivos em sua carreira, bem como a vida em geral. Ele requer um trabalho duro, mas esse trabalho prepara você para uma carreira estimulante e gratificante e uma vida mais proveitosa.

 

Tradução adaptada de artigo do site: Education Corner.

Leia o original em: http://www.educationcorner.com/benefit-of-earning-a-college-degree.html