Você sabe o que é Big Data?

icone calendario04.02.2015 - 09:50

O termo Big Data está cada vez mais presente no meio de quem trabalha com Tecnologia da Informação (TI), Marketing Digital, Mídias Sociais, etc., mas nem todo mundo compreendeu o que isso significa. A seguir, vamos ver alguns dados importantes sobre o Big Data para que você possa esclarecer algumas dúvidas.

bigdata_large

Qual o conceito de Big Data?

Como afirma o site O Globo “Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões”.

 

O que isso quer dizer?

Se pararmos para pensar por um instante, veremos que no mundo de hoje estamos cercados constantemente por informações. Boa parte desses dados são processados por algum mecanismo tecnológico como e-mails, mensagens de celular, sites, contas bancárias, serviços de busca on-line, formulários que preenchemos em lojas, etc. Sem contar com a infinidade de informações que postamos diariamente em redes sociais como Facebook, Twitter, Foursquare, Whats App e muitas outras. Todas essas informações são armazenadas em lugares diferentes, mas com as soluções tecnológicas de Big Data elas podem ser acessadas e, o que é mais importante, podem ser organizadas da forma que for necessário para que sejam analisadas.

 

Mas qual o benefício de ter acesso a tantos dados?

A empresa especializada E-life explica que a possibilidade de analisar e cruzar diferentes dados permite que empresas, governos, pesquisadores, etc., consigam informações valiosas. O conceito de Big Data não é recente e era usado há alguns anos. Foi o caso do supermercado Walmart que, ainda na década de 1990, utilizou dados sobre os hábitos de compras de seus clientes para promover as vendas. Assim também o prefeito de Nova Iorque na mesma época, Michael Bloomberg, implementou um grande armazém de dados na cidade que facilitavam ações importantes como atendimento de emergências médicas, prevenção de grandes incêndios e até mesmo eliminação de ratos. Posteriormente, o mercado convencionou chamar esse armazenamento de dados de Big Data, que hoje conta com tecnologias muito mais avançadas.

 

Como isso pode ajudar as empresas e seus clientes?

Com o crescimento exponencial das redes sociais e a grande adoção, principalmente dos brasileiros, a essa tecnologia, cada dia mais compartilhamos com o mundo nossos desejos, rotina, conquistas, preferências, ideias, etc. Essas informações podem ser utilizadas pelas empresas que se preocupam em atender pontualmente os desejos de seus clientes. Por exemplo, um petshop pode atender melhor àqueles que têm paixão por seus animais de estimação, uma loja especializada em serviços para bebês pode saber sobre as mulheres que acabaram de ser mães ou uma agência de viagens pode enviar promoções para aqueles que viajam constantemente. Para o consumidor, o benefício é ter um atendimento mais especializado e direcionado para cada necessidade, tendo em vista que a concorrência entre empresas está cada vez maior e para conquistar um cliente é necessário atendê-lo da melhor forma.

 

Quero mais informações técnicas

Para se aprofundar mais no assunto em termos técnicos, um bom recurso é visitar o site InfoWester, nesse link (clique aqui). Lá você pode ler mais detalhes sobre a tecnologia que permite o armazenamento, organização e cruzamento de dados.

 

Mais curiosidades a respeito de Big Data

Veja esse infográfico disponibilizado pelo site O Globo e conheça exemplos do uso dessa tecnologia. Na lista estão empresas, projetos humanitários, pesquisadores e hospitais. Confira.

 bigdata

Fonte da imagem: Site O Globo – Sites de Notícias – Empresas e Consultoria Gartner – Créditos: Editoria de arte.
 

 

E agora, suas dúvidas sobre o que é Big Data se esclareceram? Conte para gente. Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: O Globo | InfoWester | E-life