Mente confusa

Você sabe qual o conceito de tecnologia da informação?

icone calendario15.10.2014 - 10:12

Ouvimos sobre a Tecnologia da Informação diversas vezes no nosso dia a dia. Surgem novas profissões ligadas a essa área, os jornais falam do assunto, ouvimos sobre o tema na faculdade. Mas, afinal, qual o conceito de Tecnologia da Informação? Para te ajudar, o Blog da AIEC reuniu alguns conceitos que podem te ajudar a entender o significado desse termo, facilitando a compreensão do que realmente significa a tal Tecnologia da Informação.

Diversos autores afirmam que o conceito de Tecnologia da Informação é muito abrangente.  É o caso de Keen. Segundo ele, “o conceito Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais”.

Mente confusa

Para o Prof. Ms. Afrânio Miglioli, a “Tecnologia da Informação (TI) é a infraestrutura organizada de hardware, software, banco de dados e redes de telecomunicações, que permite manipular, gerar e distribuir dados e informações ao longo dos seus usuários (empresas ou pessoas).”

O site Profissionais TI define o termo Tecnologia da Informação ou simplesmente TI, como “todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais”.

Rodrigo Ramos, que atua em TI há dez anos, também tem um conceito. Para ele, “Tecnologia da Informação é inovar, de forma criativa, o modo que levamos dados às pessoas certas, no lugar certo e no momento certo, de forma que estes dados possam ser rapidamente interpretados pelo receptor (que é quem gera a informação), aumentando consideravelmente as chances de uma decisão ser tomada corretamente.”

O Glossário Varo define que o termo “engloba toda tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e usar informação em seus diversos formatos (dados corporativos, áudio, imagens, vídeo, apresentações multimídia e outros meios, incluindo os que não foram criados ainda). É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra”.

Agora você está por dentro dos conceitos de Tecnologia da Informação e para investir verdadeiramente em sua formação acadêmica, conheça o curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade AIEC. Em nosso curso, você desenvolverá habilidades essenciais ao mercado de trabalho atual, cursando um currículo e metodologia de aprendizado exclusivos, semelhantes a programas de universidades como MIT e Harvard. Clique aqui e saiba mais sobre ele.

Fontes: Varo | Profissionais Ti | ApInfo | O Gestor | TecSpace (Artigo O papel da Tecnologia da Informação na Estratégia das Organizações)