MBA ou especialização: descubra qual curso fazer

Iniciar MBA ou especialização?

Aí está uma dúvida comum entre aqueles que desejam dar um novo passo na carreira e buscar outras perspectivas e possibilidades a partir de mais conhecimento.

Para tomar a decisão certa e evitar frustrações mais tarde, o importante é conhecer o significado de cada uma das modalidades e como elas podem contribuir para o seu futuro profissional.

É justamente o que você confere a partir de agora, na leitura deste artigo.

Vamos explicar as diferenças entre MBA e especialização, a quais perfis cada modelo de formação é indicado, onde cursar e muito mais.

Siga acompanhando!

mba ou especializacao

MBA x especialização: tire suas dúvidas

Então, vai de MBA ou especialização?

Para encontrar a resposta, temos que partir do princípio.

Ou seja, vamos primeiro entender o que é um e outro modelo de formação para começar a descobrir qual combina mais com seus objetivos e necessidades.

O que é um MBA?

Vamos começar pelo conceito de MBA, como é mais conhecido o Master Business Administration.

Em sua origem no século 20, nos Estados Unidos, a modalidade foi proposta como uma opção para atualização de profissionais que buscavam conhecer as novas tendências de mercado.

Por aqui, ainda que o formato tenha passado por adaptações, o MBA se popularizou a partir da década de 1990.

Atualmente, é conhecido em terras brasileiras como um curso de pós-graduação lato sensu focado no aperfeiçoamento de profissionais que atuam ou desejam atuar em cargos de gestão corporativa.

Não por acaso, costuma trazer conteúdos e discussões que dão enfoque ao planejamento de ações estratégicas.

Nesse sentido, é possível encontrar cursos de MBA com grades curriculares que abordam temas ligados a áreas como contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing e até mesmo saúde.

Em todos eles, entretanto, há uma forte vertente administrativa, o que coloca esse curso como fundamental para todo aquele que ocupa ou almeja um cargo de gestão.

Em geral, a modalidade também é encarada como uma chance única para desenvolver o networking e firmar novas parcerias profissionais.

O que são cursos de especialização?

No Brasil, “especialização” é um termo genérico usado para se referir aos cursos de pós-graduação lato sensu.

É uma forma de complementar a graduação, buscando uma área mais específica, e se aperfeiçoar como profissional.

Hoje em dia, é possível encontrar especializações em qualquer área de atuação, seja no modelo presencial ou a distância.

Enquanto pós-graduação, portanto, não é errado dizer que o MBA é também uma especialização.

Mas para facilitar seu entendimento, vamos tratar neste artigo como formações diferentes.

Qual a diferença entre MBA e especialização?

Se os dois modelos são classificados na categoria de pós-graduação lato sensu, qual é, então, a diferença entre eles?

A verdade é que, em termos de legislação, não existe nenhuma.

Em seu site, o próprio Ministério da Educação afirma que “os cursos designados como Master Business Administration (MBA) – ou equivalentes – nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração”.

Isso significa dizer que as diferenças estão centradas no enfoque dado ao longo da execução do curso.

Afinal, como já mencionamos, o MBA é voltado para a prática empresarial – especialmente no que diz respeito ao âmbito da gestão.

Entre os motivos para tamanha confusão de termos e conceitos, podemos citar dois:

1. A existência de outro formato de pós-graduação, conhecido como stricto sensu. Essa modalidade é diferente do MBA ou da especialização. No entanto, sua perspectiva é acadêmica e equivalente aos programas de mestrado e doutorado.

2. A tradução do termo “master”, que sugere o título de mestre. Isso acontece porque, em países como os Estados Unidos, o profissional que realiza um MBA realmente recebe o título de mestre em administração de empresas.

Devo fazer MBA ou especialização?

Conhecendo os conceitos que acabamos de apresentar, fica mais fácil encontrar a resposta para essa pergunta, não é mesmo?

Tudo vai depender, é claro, do que você busca para a sua carreira e do momento que está vivendo.

Vamos a algumas dicas sobre como escolher?

Acompanhe!

A quem é indicado cursar um MBA?

Se você é um profissional recém-formado e busca ampliar seu conhecimento técnico, uma especialização ou mesmo um curso de extensão pode ser uma boa alternativa.

Por outro lado, se você já possui alguns anos de atuação no mercado e sente a necessidade de buscar uma nova perspectiva profissional, mais focada em planejamento estratégico e menos na parte operacional, o MBA pode se revelar como uma alternativa interessante.

Espere por muitos casos a serem discutidos e esmiuçados nas aulas, além de trocas de opiniões sobre estratégias e técnicas aplicadas pelos colegas.

Esses, por sua vez, costumam fazer da modalidade uma opção menos interessante para quem ainda está começando no universo profissional.

Com todas as noções de gestão e marketing, o curso agrega conhecimentos específicos, ajuda a desenvolver a capacidade analítica e é também uma forma de planejar os próximos passos da sua carreira.

O MBA também é uma boa pedida para quem busca uma mudança e deseja se aproximar da realidade vivida na área cobiçada.

Principais motivos para fazer um MBA

A especialização e a busca por novos conhecimentos é, de fato, essencial. Sabemos disso.

Mas você já parou para pensar em todos os benefícios e os motivos para fazer um MBA?

A seguir, separamos alguns deles.

Ampliar a sua rede de networking

Um dos efeitos mais imediatos de iniciar um curso de pós-graduação, independentemente da modalidade escolhida, é poder conhecer novos profissionais, que passam a integrar a sua rede de contatos.

Isso vale, inclusive, para os professores que vai conhecer.

Por já possuírem experiência de mercado e inúmeras conexões, eles também podem servir como ponte para oportunidades.

Conquistar reconhecimento no mercado

Quando você decide se especializar e o seu currículo ganha um novo título, o reconhecimento também aumenta.

Afinal, você não traz apenas a sua opinião, mas sim argumentos fundamentados a partir de tudo que aprendeu em sala de aula.

Também mostra que é alguém preocupado em buscar o que existe de mais novo e moderno para criar soluções personalizadas para a empresa em que atua.

Ganhar mais segurança na tomada de decisões

Mesmo quem atua há muitos anos em uma área pode ter suas próprias limitações, o que é perfeitamente normal.

Nem por isso, no entanto, você precisa permanecer eternamente no mesmo estágio, pecando pelos velhos problemas de sempre.

Sempre é possível evoluir e se desenvolver.

E quanto mais você se aperfeiçoa, mais segurança ganha para tomar decisões assertivas e embasadas, que realmente possam promover mudanças sustentáveis.

E, mesmo quando não fizer a melhor escolha, vai ter mais confiança para buscar alternativas e solucionar o problema.

Alcançar novas perspectivas de carreira

Você deseja crescer, mas parece que não sai do lugar?

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Catho, empresa especializada no mercado de trabalho, mostrou que a diferença salarial entre aqueles que possuem pós-graduação e os que não possuem pode chegar a até 47,2% entre executivos.

O aspecto financeiro, claro, é um reflexo das possibilidades que tendem a surgir, permitindo a sua ascensão na carreira.

Outro ponto é a possibilidade de redirecionar a sua atuação, ampliando as opções e orientando os seus esforços para chegar onde sempre sonhou.

Desenvolver novas competências

Mais do que conhecimentos, fazer uma pós-graduação também permite o desenvolvimento de novas competências, baseadas nas experiências e nas trocas vividas.

A visão sistêmica e o espírito de liderança são dois exemplos bastante comuns de habilidades que se consolidam.

Essas e outras tantas habilidades técnicas e comportamentais surgem para se somar ao seu perfil profissional e tornar o seu currículo ainda mais completo.

mba ou especializacao

Onde cursar um MBA?

Como acabamos de ver, cursar um MBA pode trazer inúmeros benefícios para o seu futuro profissional.

Para isso, no entanto, é importante ter cuidado na hora de escolher o local em que você vai cursar a sua pós-graduação.

Afinal, não é difícil encontrar relatos de alunos que se dizem frustrados com a escolha feita.

Se você não quer fazer parte da lista de insatisfeitos, a dica é pesquisar muito antes de tomar a sua decisão.

É importante conhecer os diferenciais da instituição, os métodos de ensino adotados, as facilidades oferecidas e, é claro, o que outros alunos (ex e atuais) têm a dizer sobre a experiência vivida.

A AIEC, por exemplo, se destaca pelo reconhecimento do MEC, mas não é só isso que torna a instituição referência em ensino.

Ela também dispõe da certificação ISO 9001, que atesta a existências de processos padrões no gerenciamento da instituição, viabilizando o sistema de gestão focado em qualidade.

Além disso, ela oferece a facilidade do ensino a distância aliada a uma metodologia de ensino exclusiva, criada com base nas melhores práticas de Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e renomadas escolas de Administração da Europa.

Tudo isso disponibilizado ao aluno a partir de uma moderna plataforma, que permite realizar os estudos com o acompanhamento de orientadores e professores experientes de onde estiver.

“O melhor da minha passagem pela AIEC foi aproveitar da companhia de colegas profissionais maduros, colhendo com eles e entregando também muita informação e formação, sob a orientação de professores dedicados”, opina Lincoln Barros de Sousa, ex-aluno da AIEC.

Já o ex-aluno Claudio Moras Garcia destaca que a formação obtida na AIEC foi fundamental para o desempenho de suas funções na direção dos Correios.

“O curso da AIEC contribuiu com a minha atualização profissional. Permitiu-me ampliar os horizontes com uma visão sistêmica, contribuindo de maneira decisiva nas ações colocadas em prática em meu trabalho, e para a melhoria da performance e da sustentabilidade da empresa”, acrescenta.

Exemplos de MBA

As opções de cursos de MBA são inúmeras, o que pode deixar a decisão ainda mais difícil.

Para facilitar, separamos dois cursos disponíveis na AIEC para você conhecer melhor.

Antes disso, porém, vale falar um pouco mais sobre a metodologia de ensino adotada.

Mesmo com as particularidades de cada curso, alguns itens são comuns a todos eles.

Cada disciplina é dividida em módulos, que vão apresentar textos básicos – preparados para estudo individual -, que vêm acompanhados de links externos, ilustrações e hotwords.

Enquanto estuda, você também pode realizar exercícios, que são corrigidos de maneira automática e permitem testar a sua compreensão sobre o tema abordado.

MBA em Finanças

Com oferta na modalidade semipresencial, o MBA em Finanças da AIEC capacita o profissional para atuar como gestor de fundos e de carteiras, consultor de investimento ou ainda executivo em empresas, a exemplo dos bancos.

O curso é realizado ao longo de três semestres, totalizando 420 horas-aula.

Além das provas avaliativas, o aluno também precisa desenvolver e apresentar à banca um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Além do TCC, o MBA é composto por outras 10 disciplinas, que incluem temas como:

  • Matemática financeira
  • Contabilidade avançada
  • Conceitos econômicos e financeiros
  • Instrumentos de renda fixa
  • Análise de investimento
  • Planejamento e gestão orçamentária
  • Instrumentos de renda variável
  • Ofertas públicas de ações
  • Compliance legal e ética
  • Formação de líderes.

MBA em Projeto de Financiamento

Já o MBA em Projeto de Financiamento é direcionado para aqueles profissionais que estão em busca de uma nova e desafiadora profissão.

Ele também é indicado para quem deseja ampliar as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Ao longo do curso, você vai aprender e aperfeiçoar as suas técnicas para o desenvolvimento de planos financeiros para empresas, a partir das normas adotadas pelos bancos do país.

Os aprendizados repassados ao longo das disciplinas ajudam a suprir uma demanda frequente de mercado, esta relacionada a empresas dos mais variados portes.

Estamos falando de organizações que possuem dificuldades em conseguir financiamento empresarial pela falta de expertise sobre como solicitar ao banco que o valor seja liberado.

Para alcançar uma formação completa, as disciplinas incluem conceitos e aplicações relacionados a áreas como contabilidade, marketing, finanças e projetos em geral.

Ao fim do curso, você estará apto a desenvolver o plano de negócios e também o projeto de financiamento de uma empresa fictícia, já treinando para aplicar todos os seus conhecimentos como futuro consultor financeiro.

mba ou especializacao

Conclusão

Então, o que achou sobre as opções de MBA e especialização? Já sabe qual vai escolher?

Independentemente da formação, o importante é estar sempre disposto a buscar novos conhecimentos e, claro, investir no seu futuro profissional.

Afinal de contas, a competitividade do mercado e o avanço tecnológico exigem atualização constante para quem não quer ficar para trás.

Como ressaltamos ao longo do artigo, o MBA é uma alternativa e tanto para aqueles que desejam se desenvolver na área gerencial, pensando sempre em soluções estruturadas e inovadoras, que possam melhorar métodos e alavancar resultados.

Ainda com dúvidas sobre o assunto? Aproveite e acesse o site a AIEC para conferir mais detalhes sobre todos os cursos disponíveis na sua área de interesse.

E, se gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e não se esqueça de deixar o seu comentário no campo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *