Missão, visão e valores de uma empresa: o que é, como definir e exemplos

A definição da missão, visão e valores de uma empresa diz muito sobre o que ela é e que práticas adota no mercado.

Essa é uma preocupação que vem de muito tempo, desde quando você entrava em uma loja e via frases que resumiam esses três pontos em um quadro na parede.

Hoje, com o avanço da internet, grandes marcas têm sua missão, visão e valores expostas em uma área especial do site corporativo.

Mas já parou para pensar no que esses três termos realmente representam no universo empresarial?

Embora seja um recurso antigo e simples (até certo ponto), ele ainda é muito valioso nos dias atuais.

Afinal, ajuda a orientar a tomada de decisões.

É claro que nada disso vai fazer sentido se a missão, a visão e os valores definidos no papel não forem aplicados no dia a dia.

Deve haver consistência entre o que se diz e pratica.

E isso tem sido cada vez mais percebido por clientes e funcionários.

Sobre isso, aliás, você sabia que o propósito é o principal motivo para os brasileiros trocarem de emprego?

Os profissionais estão em busca de um trabalho que tenha conexão com os seus objetivos de vida. 

Então, se você quer atrair e reter talentos, é melhor ficar de olho nisso e se dedicar na filosofia organizacional do seu negócio.

Quer saber como? Acompanhe o artigo e veja todas as dicas!

missao

Missão, visão e valores de uma empresa: o que é?

O trio missão, visão e valores já é um velho conhecido.

Ele pode ser definido como um conjunto de diretrizes responsáveis por reger e guiar os rumos de uma empresa. 

Quando essa ferramenta é bem usada, ela ajuda a orientar os passos do negócio.

E isso vai desde a definição do planejamento estratégico da empresa até a construção de uma identidade organizacional alinhada com a razão de ser do empreendimento.

Além disso, é também uma forma de comunicar aos colaboradores que tipo de desafios e vivências ele pode esperar em seu dia a dia. 

Diferença de missão, visão e valores

Cada um desses termos é responsável por responder uma pergunta específica, que questiona como a empresa se percebe e se coloca no mercado. 

Ao todo, são três: 

  • Quem ela é?
  • Para qual direção está indo?
  • O que valoriza?

Ainda parece um pouco abstrato? Vamos, então, entender melhor o que cada um dos termos representa.

Missão

Afinal, quem é essa empresa? 

Definir uma missão é mostrar o que está na essência da sua criação, ou seja, quais foram os motivos que levaram essa história a ter um início. 

É falar sobre o propósito de existir, a razão de ser e o papel ocupado na sociedade.

Trata-se de mostrar a todos o que busca realizar, o que permite também olhar para o próprio negócio e pensar em estratégias de crescimento que possam conduzir até os objetivos. 

Curta, compreensível e de fácil memorização, a missão pode ser definida quase como um mantra. 

Só não se esqueça de um detalhe: todas as empresas querem ganhar dinheiro. Isso não é uma missão. 

Busque tudo aquilo que diferencia o seu empreendimento dos demais e que possa trazer inspiração. 

Visão

A visão de uma empresa fala sobre onde ela deseja chegar em um período específico de tempo. 

Pode ser encarada como a definição de um objetivo principal, com o que busca alcançar em curto, médio e longo prazos.

É possível, por exemplo, que uma marca queira se tornar liderança de mercado em sua área. 

Ao mesmo tempo, também pode desejar que o seu produto seja responsável por popularizar um comportamento específico em um período determinado.

Tudo isso representa a visão da empresa. 

O foco é permitir que todos, líderes e colaboradores, possam olhar para o futuro e visualizar um horizonte. 

Valores

Por fim, temos os princípios e convicções que norteiam a postura e as decisões tomadas pela empresa diariamente. 

Eles podem ser encarados como verdadeiros alicerces, que devem ser respeitados e seguidos por todos. 

Normalmente, costumam ser organizados em uma lista que mostra as filosofias pelas quais o negócio – e, é claro, os seus colaboradores – se compromete a trabalhar. 

A inovação está no DNA da sua empresa? 

Então, não deixe de oferecer um ambiente que favorece a criatividade e a busca por produtos e serviços que possam ir além do tradicional. 

Qual a importância da missão, visão e valores para uma empresa?

Mesmo que a definição seja bastante clara, o conjunto de missão, visão e valores nem sempre é empregue da melhor forma. 

Não é raro encontrar empresas que não praticam no dia a dia as ideias que constam no papel.

Há situações em que o uso do quadro como mero objeto decorativo se transforma até mesmo em piada entre os colaboradores.

Isso acontece quando eles não conseguem visualizar a filosofia aplicada nas ações das lideranças da empresa.

Mas isso não significa que o trio missão, visão e valores deva ser ignorado pelos novos empreendimentos ou eliminado por aqueles que já os definiram. 

Na verdade, essa pode ser uma poderosa ferramenta para manter os colaboradores sempre engajados, e permitir que todos realmente entendam o propósito daquilo que fazem – e possam se orgulhar diariamente por isso. 

Além do mais, um ponto fundamental é o desenvolvimento do planejamento estratégico, que define metas a serem alcançadas, direcionamento dos recursos e projetos para colocar em prática. 

Aqui, o foco é alcançar os objetivos traçados pela empresa. 

Mas como saber claramente quais são eles sem compreender a essência do negócio e definir quais são as expectativas para o futuro? 

Eis um dos motivos para valorizar a construção da missão, visão e valores.

Ou seja, não pule esta etapa. 

Como definir missão, visão e valores?

Depois dos conceito, é hora de partirmos para a prática. 

A seguir, separamos algumas dicas que você deve considerar na hora de pensar em cada um dos elementos que compõem essa tríade. 

Vamos a elas?

Definindo a missão da empresa

Tudo começa por entender por que a sua empresa realmente existe. 

Sem isso, definir qualquer estratégia de desenvolvimento se torna um desafio, no qual você luta para promover algo sem nem sequer saber para onde está indo. 

Ter uma missão declarada vai ajudar a construir objetivos, metas e também indicadores para acompanhar os resultados. 

Para formular essa frase, pense além do produto ou serviço específico que consta no contrato social da empresa. Foque nos benefícios que eles buscam oferecer ao público.

A missão também deve conter uma boa pitada de inspiração e de desafio – essa dupla vai ser responsável por gerar engajamento com os colaboradores e demais parceiros da empresa.

Mas isso não significa que você deva escrever um texto longo, ok?

A missão precisa ser concisa e facilmente identificada nas práticas do dia a dia, como uma verdadeira crença, que orienta a todos e mostra aquilo que o futuro reserva. 

Em um rápido resumo, não deixe de responder às seguintes questões:

  1. Qual é o maior benefício que a empresa oferece ao público que ela busca atender?
  2. O que realmente diferencia a empresa das concorrentes?
  3. Existe algum interesse especial que deveria ser incluído na missão?

Depois, reúna as respostas e construa uma frase em que elas estejam incluídas, considerando todas as dicas que já trouxemos.

Definindo a visão da empresa

Como uma forma de vislumbrar o futuro, a visão traz os objetivos para um período de tempo. 

Para que esses objetivos possam ser alcançados, no entanto, é importante que sejam acompanhados da definição de metas e indicadores. 

Ainda assim, todo esse conjunto não precisa, necessariamente, ser revelado ao público – o mais comum, inclusive, é que ele sirva apenas como um balizador interno. 

Para construir a visão, o primeiro passo é definir um período de três a cinco anos. 

Passado esse intervalo de tempo, qual o lugar que você gostaria que a sua empresa ocupasse no mercado?

Em seguida, é preciso pensar em metas que permitam quantificar e qualificar o desenvolvimento alcançado em relação a esse ou esses objetivos.

Assim, vai ser possível aplicar indicadores que permitam controlar como a empresa tem avançado ao longo dos anos.

Definindo os valores da empresa

A lista de valores é mais um instrumento que deve estar presente no dia a dia da empresa.

Ela reflete a cultura organizacional e pode estar presente desde o momento do processo seletivo. 

Afinal, ajuda a entender se os candidatos a uma vaga possuem não apenas as aptidões técnicas, mas também um perfil que se encaixa nos valores defendidos.

Para definir quais são essas características, pense na sua empresa como se fosse uma pessoa: como gostaria que ela fosse lembrada pelos demais?

Além disso, que tipo de admiração gostaria de despertar?

Não existe um número definido de valores que devam compor a lista, o importante é que ela realmente faça sentido e reflita o espírito do negócio. 

Afinal, de nada adianta criar um conjunto que resume aquilo que você gostaria que a empresa fosse, mas muito distante da realidade vivida no contato diário com os colaboradores e o público. 

missao

Exemplos de missão, visão e valores

Você já parou para refletir sobre a missão, visão e valores de grandes empresas já consolidadas e reconhecidas no mercado?

Olhar para esse conjunto é uma forma de se inspirar na hora de elaborar o da sua empresa e de pensar na relação dele com a percepção do público. 

Vamos fazer esse exercício? Abaixo, acompanhe os exemplos que separamos.

Vale

Para começar, vamos ver como a Vale define sua missão, visão e valores:

Missão

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Trabalhamos para gerar prosperidade, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. 

Visão 

Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

Valores

  1. A vida em primeiro lugar
  2. Valorizar quem faz a nossa empresa
  3. Cuidar do nosso planeta
  4. Agir de forma correta
  5. Crescer e evoluir juntos
  6. Fazer acontecer.

Coca-Cola Brasil

Agora, é a vez de observarmos a Coca-Cola no Brasil e as definições que ela dá a esse tripé tão importante para os negócios.

Missão

  1. Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito
  2. Inspirar momentos de otimismo por meio de suas marcas e ações
  3. Criar valor e fazer a diferença onde estiver e em tudo o que fizer.

Visão

Atuar como base para o seu “roteiro de atividades”, e orientar todos os aspectos de seu negócio, descrevendo o que deve conquistar para continuar com um crescimento sustentável e de qualidade.

  1. Pessoas: ser um ótimo local para trabalhar, onde as pessoas se inspirem a fazer o melhor que puderem
  2. Portfólio: oferecer ao mundo um portfólio de marcas de bebidas com qualidade, que antecipe e atenda as necessidades e os desejos das pessoas
  3. Parceiros: nutrir uma rede vencedora de clientes e de fornecedores. Juntos, criam um valor mútuo e duradouro
  4. Planeta: ser um cidadão responsável que faça a diferença, ajudando a criar e apoiar comunidades sustentáveis
  5. Lucro: maximizar o retorno em longo prazo para os acionistas, tendo ciência de suas responsabilidades como um todo
  6. Produtividade: ser uma organização altamente eficiente, enxuta e ativa.

Valores

  1. Inovação
  2. Liderança
  3. Responsabilidade
  4. Integridade
  5. Paixão
  6. Colaboração
  7. Diversidade
  8. Qualidade.

A missão, visão e valores na gestão empresarial

Mesmo que muitas empresas optem por não divulgar abertamente para o público uma definição completa de sua missão, visão e valores, essa é uma estratégia importante para a estruturação de qualquer negócio.

Trata-se de uma ferramenta de gestão empresarial que não pode ser ignorada. Porém, ela está longe de ser a única. 

É por isso que cada vez mais administradores buscam se especializar na área e agregar novos conhecimentos

Na AIEC, por exemplo, o bacharelado em Administração foi desenvolvido com foco em profissionais que desejam aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho ou mesmo abrir a própria empresa. 

Para aqueles que desejam complementar a sua formação, outra alternativa é apostar nos cursos de extensão, uma das opções oferecidas na AIEC. 

O curso Formação de Líderes, dividido em 18 aulas, é ideal para quem quer aprender a usar a criatividade em situações complexas, melhorar a capacidade de entregar resultados e compreender a importância do componente emocional no processo de tomada de decisão. 

Quer saber mais sobre esses e outros cursos da AIEC? Acesse o site e confira a lista completa. 

missao

Conclusão

Então, está pronto para aprimorar as estratégias de gestão da sua empresa? 

Como deu para perceber, todo esse planejamento é essencial para qualquer negócio que tenha a intenção de crescer de maneira sustentável, sem margem para surpresas desagradáveis. 

Para isso, é fundamental contar com profissionais especializados, que dominem as ferramentas de gestão e sejam capazes de ter um olhar global para o mercado. 

Se essa habilidade ainda falta no seu currículo, lembre-se: a AIEC tem diversos cursos de qualificação. Não deixe de conferir.

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