O que é ser líder e como ser bem-sucedido nessa posição

Afinal, o que é ser líder nos dias de hoje, com tantas e profundas mudanças no cenário corporativo?

Uma definição simples indica que a liderança é o ato de estar à frente, de ser a responsável por um projeto ou equipe.

Mas essa também pode ser uma forma de se referir ao chefe, que é uma figura de características bastante diferentes.

A verdade é que ser líder vai além e inclui habilidades que levam inspiração aos liderados.

Falaremos bastante sobre isso ao longo do artigo. 

Desde já, porém, cabe dizer que desenvolver essas competências é útil não apenas para quem ocupa altos cargos dentro das empresas, mas também para aqueles que desejam assumir o protagonismo na vida profissional.

É o seu caso?

Então, siga a leitura para entender do que você precisa para se tornar um líder de sucesso, seja qual for o seu momento de carreira.

lider

O que é ser líder, afinal?

Dependendo da sua formação e experiência de vida, ser líder pode remeter apenas a ter o poder de decisão para comandar um grupo de pessoas.

Mas, como citamos acima, a liderança assumiu um significado bem diferente, englobando uma série de comportamentos e competências que mostram uma nova forma de se posicionar diante dos desafios.

Um verdadeiro líder conquista o respeito e admiração dos seguidores através de ações que fortalecem a confiança, o trabalho em equipe, o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ou seja, ele não recebe essa classificação somente pela posição que assume, mas sim pela postura que adota e pela capacidade de lidar com diversas situações, algumas delas potencialmente conflituosas.

E o mais interessante talvez seja entender que, sabendo o que é ser líder de verdade, você percebe que essa condição também está ao seu alcance.

Ou seja, a liderança não é uma habilidade com a qual se nasce, mas que pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo.

Por isso, as empresas podem formar e lapidar líderes, potencializando os seus resultados.

Obviamente, há perfis profissionais que favorecem o despertar da liderança, porém, mesmo aqueles que hoje não reúnem as habilidades necessárias para tanto, podem trabalhar suas vulnerabilidades e explorar suas virtudes para virem a ser líderes bem-sucedidos.

Por que nem todo chefe é um líder?

Sobre este aspecto, muita gente se engana.

Mas é bom entender desde já que ser chefe não é a mesma coisa que ser líder.

Para explicar melhor, vale recordar os tempos de escola ou mesmo determinadas experiências profissionais pelas quais passou.

Provavelmente, você já participou de um grupo no qual o chefe ou responsável foi escolhido para o posto.

No entanto, por algum motivo, ele não conseguiu organizar e distribuir as tarefas entre os demais, o que fez com que outro integrante tomasse à frente do projeto.

Ao fazer isso de forma inteligente, e ganhando o respeito dos colegas, esse indivíduo sugeriu uma nova maneira de chegar ao resultado esperado e entregar o trabalho no prazo solicitado.

Ao contar com a colaboração de todos e ver os colegas comprarem a ideia, conseguiu alcançar os objetivos determinados.

Fica, então, a pergunta: qual deles foi o verdadeiro líder?

Será o “chefe” escolhido para o posto?

Certamente, não.

Mesmo sem ter um “cargo” em questão, qualquer um pode liderar e ser bem-sucedido nisso.

Não se trata de passar por cima de um superior ou de buscar status para massagear o próprio ego.

A diferença entre chefe e líder está no posicionamento, naquilo que é e não no que parece ser.

Enquanto o primeiro recebe o poder de coordenar um grupo, o segundo é capaz de inspirar os liderados, sendo reconhecido de forma natural devido às suas atitudes.

Na maioria das empresas atuais, o chefe corresponde a um modelo ultrapassado, que recorre ao autoritarismo e usa o poder para exigir que suas ordens sejam cumpridas.

Já o líder assume responsabilidades e riscos para conduzir um grupo até um objetivo, extraindo o melhor de cada membro para alcançar bons resultados.

Nesse cenário, ser chefe é tomar decisões centradas no próprio sucesso. 

Já ser líder é fazer escolhas pensando no bem-estar coletivo, o que requer equilíbrio para que todos – colegas, liderados, gestores, empresa e clientes – saiam ganhando no processo.

Por que ser líder em uma empresa?

Ser líder em uma empresa oferece benefícios tanto para a companhia quanto para os colaboradores.

Afinal, para funcionar de modo adequado, qualquer organização precisa de gestores que administrem corretamente os recursos, sejam eles materiais, financeiros ou humanos.

Sem gestão, fica complicado alcançar os objetivos, gerar lucro e contribuir com a sociedade – tópicos que fazem parte da missão da maioria das empresas.

Nesse contexto, os recursos financeiros e materiais têm sua relevância, mas são as pessoas que fazem a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Daí a importância de contar com gestores que sejam líderes, e não apenas chefes.

No mundo atual, cabe ao gestor não somente gerir conflitos, como também motivar a sua equipe, suprindo necessidades individuais.

Essa atividade é bastante complexa, pois os times são formados por indivíduos com culturas, personalidades e hábitos diferentes, o que implica em necessidades distintas.

O cenário fica ainda mais desafiador se adicionamos às tarefas do gestor alinhar essas demandas às possibilidades fornecidas pela empresa.

Contudo, quando ele desenvolve as competências de um líder, passa a ter um olhar mais aguçado para oferecer a motivação necessária à equipe, sem deixar de lado o planejamento e a organização – sempre essenciais para uma gestão de qualidade.

Exerce, ainda, uma influência positiva sobre os membros da equipe, incentivando o seu crescimento e mantendo um clima organizacional agradável.

Assumir a liderança também requer autoconhecimento e autodesenvolvimento, proporcionando avanços interessantes na carreira do líder.

No fim das contas, tanto individual quanto coletivamente, promover e incentivar a liderança nas empresas é bastante vantajoso.

lider

O que é preciso para ser um bom líder? 

Para ser um bom líder, vale investir no aprendizado de novas competências e no aprimoramento daquelas que você já possui.

A seguir, listamos as 13 principais habilidades que ajudam a moldar os líderes de sucesso.

Elas foram inspiradas em artigo da Revista Entrepreneur, publicação de referências internacional, que ouviu gestores e empreendedores sobre as qualidades mais importantes quando se está à frente de uma equipe.

Confira!

1. Liderar pelo exemplo

Existem diferentes estilos de liderança, que podem se basear na imposição de regras, ordens ou em metodologias mais democráticas.

No entanto, liderar pelo exemplo é a maneira mais eficiente para influenciar as pessoas de um jeito positivo.

Isso porque, ao dar o exemplo, o líder encoraja seus liderados, mostrando, ao mesmo tempo, que é possível mudar as atitudes e que ele estará lá para apoiar cada membro do grupo.

Assim, o líder oferece segurança, confiança e convence os comandados de forma natural.

2. Empatia

Ter empatia significa se colocar na posição do outro, se aproximar ao máximo da sua realidade para compreender o mundo a partir da perspectiva dele.

Pessoas empáticas têm potencial para ser ótimas líderes, pois conseguem compreender e até antecipar as necessidades de sua equipe.

Exercitando a sua empatia com frequência, elas fornecem motivação para cada membro do time.

3. Proatividade

Podemos definir um indivíduo proativo como aquele que assume as rédeas de uma situação em vez de ficar esperando que as coisas aconteçam.

Às vezes, o medo de falhar impede que alguém seja proativo, mas essa é uma armadilha.

Decisões sempre serão necessárias, e acabam definindo as prioridades e os resultados em cada área da nossa vida.

Ou seja, se você não decidir, tenha a certeza de que estará seguindo um plano que outra pessoa escolheu – e que nem sempre é o melhor para você.

Um bom líder sabe usar a proatividade como ferramenta de planejamento, se antecipando a cenários desfavoráveis e traçando o caminho mais adequado para si e para a equipe.

4. Saber delegar

Embora esteja ciente de suas responsabilidades, um líder de sucesso sabe priorizar e delegar tarefas.

Não quer dizer que ele simplesmente dê uma ordem, cruze os braços e cobre um resultado, já que delegar envolve um acompanhamento para que tudo saia conforme o esperado.

Em sentido contrário, gestores que centralizam as atividades acabam exaustos, não conseguem acompanhar seu time e não permitem que os liderados cresçam e desenvolvam autonomia.

5. Ser planejador

Ao gerir um grupo de pessoas, departamento ou projeto, é essencial estabelecer um objetivo e as metas que o farão chegar lá.

Em outras palavras, planejamento é fundamental.

Mesmo as lideranças mais jovens e modernas aprendem a planejar, determinando quais passos serão dados em curto, médio e longo prazo. 

Isso é ser estratégico, o que também faz a diferença para ser um bom líder.

6. Ter foco

Por melhor que seja um planejamento, sempre haverá imprevistos e fatores que estão fora da zona de controle do líder.

Nessas horas, é comum se distrair e até cogitar a ideia de desistir, mas a liderança precisa manter a atenção em seu alvo e recordar os demais sobre o propósito da equipe.

7. Integridade

Para que se torne fonte de motivação, o líder precisa ser alguém íntegro, que acredite de verdade na missão e valores da empresa.

Suas atitudes vão refletir essa sinceridade e contagiar os liderados, melhorando seu desempenho e resultados.

8. Inspiração

Falamos, nos tópicos anteriores, sobre a importância de inspirar as equipes para a sua melhoria contínua.

Um bom líder trabalha para incentivar os demais a progredir, superando crenças limitantes e descobrindo a sua melhor versão.

Além de promover o desenvolvimento de talentos, essa prática é vantajosa para a companhia, que terá à disposição colaboradores mais engajados.

9. Confiança

Para que sigam o líder, os times precisam estabelecer uma relação de confiança junto a ele.

Desse modo, ficarão à vontade para contribuir com a equipe, expressando ideias e pontos que provocam descontentamento e precisam ser trabalhados.

10. Comunicação clara

Essa é outra habilidade primordial para o líder, que precisa ser compreendido com clareza para que a equipe e a empresa funcionem de maneira eficiente.

Se as pessoas não souberem as razões para uma tarefa ou o que é esperado delas, não poderão executar qualquer atividade corretamente.

Mas como a comunicação é uma via de mão dupla, além de habilidades de oratórias, um bom líder precisa desenvolver a escuta eficaz.

11. Capacidade de tomar decisões

Um líder de sucesso tem uma perspectiva ampla do negócio e do papel de cada liderado para atingir as metas.

A partir dessa visão, ele é capaz de tomar decisões assertivas, escolhendo quando é vantajoso continuar ou até mesmo desistir de um projeto, por exemplo.

Essa habilidade aparece nos mais variados cenários, o que é importante para conduzir a empresa com maior chance de acerto.

12. Inovação

Inovar significa encontrar novas soluções, sejam elas criadas do zero ou a partir de observações criativas.

Para ter sucesso em um mercado altamente fragmentado e competitivo, é necessário inovar, pois essa ação confere autenticidade ao negócio e ajuda a fidelizar clientes.

Portanto, o líder deve adotar e fomentar uma postura em prol da inovação, estimulando seu time a exercitar a criatividade.

Ou seja, não se trata apenas de um esforço individual dele, mas de criar condições para que uma cultura inovadora seja implementada.

13. Resiliência

Esta palavra define a capacidade de se adaptar diante de situações adversas, conservando seus princípios e valores e até mesmo saindo da experiência fortalecido.

A resiliência é bastante útil para quem assume a frente de um projeto, empresa ou equipe, já que cenários desafiadores e até traumáticos fazem parte de qualquer jornada rumo ao sucesso.

Frases sobre o que é ser líder

Outra forma de entender o que é ser líder é recorrendo a frases e pensamentos inspiradores.

Abaixo, selecionamos algumas passagens famosas sobre o que significa liderar com eficiência.

Vale a leitura e reflexão!

  • As pessoas acham que ser um grande líder é ter as respostas certas. Eu digo que é ter as pessoas certas com você.” – Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.
  • Ser um bom líder começa com um compromisso firme com seu propósito.” – Paul Polman, ex-CEO da Unilever.
  • O grande líder deve empoderar os que estão em sua volta. Faça a sua equipe superar as suas capacidades.” – Shannon Pappas, VP sênior da Beachbody Live.
  • Um líder, para poder compartilhar a sua visão e ser um exemplo, deve possuir confiança em si próprio e em seu trabalho.” – Barri Rafferty, CEO da Ketchum.
  • O líder precisa amar o que faz. Não importa quanto sucesso você já tenha alcançado, a paixão pelo negócio o manterá sempre em busca de coisas maiores e melhores para a empresa e sua equipe.” – Joe Perez, cofundador do Tastemade.

O que fazer para ser um líder melhor

O primeiro passo para ser um líder melhor é o autoconhecimento, pois ele servirá como base para identificar os seus pontos fortes e fracos – o ponto de partida de qualquer processo de mudança, desenvolvimento e evolução.

Só assim você vai saber quais habilidades e competências (técnicas e comportamentais) precisam ser desenvolvidas e aprimoradas para, então, buscar esse crescimento.

Existem várias ferramentas para seu aperfeiçoamento como líder, a exemplo de: 

  • Cursos livres, de pós-graduação e extensão
  • Livros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Treinamentos
  • Palestras
  • Workshops
  • Programas de mentoria com um líder experiente
  • Coaching voltado à carreira.

Tenha em mente que o aperfeiçoamento é um processo, portanto, seja paciente, respeite seu ritmo e busque por ajuda sempre que precisar.

Como a formação de líderes pode ajudar

Voltada para o desenvolvimento de competências necessárias para a capacitação e orientação de pessoas, o curso de Formação de Líderes da Faculdade AIEC é uma boa pedida para aperfeiçoar seus atributos.

Além de ferramentas valiosas para as lideranças, oferece uma visão ampla, englobando mecanismos de inteligência emocional e criatividade.

Tudo isso com comodidade, pois as aulas são realizadas a distância.

Na AIEC, você aprende o que é ser líder e como se tornar um.

Para mais informações, acesse esta página.

lider

Conclusão

Ao longo deste artigo, abordamos o que é ser líder, quais as características dos grandes líderes e como as suas melhores habilidades podem ser desenvolvidas.

Fica clara a importância de investir no aprendizado constante, através de cursos e outras formas de manter as lideranças atualizadas e competitivas no mercado de trabalho.

É o que você encontra na AIEC, a única faculdade de ensino a distância do Brasil com certificação internacional de qualidade, o ISO 9001, e com reconhecimento do MEC.

Visite o site e encontre o curso ideal para você.

Também navegue em nosso blog para continuar aprendendo sobre o mundo dos negócios.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *